Calor do verão e os ânimos na política do Tocantins

Publicado em: 16/06/2024 15:24:00

Compartilhar com:

Arquivo pessoal


*Por Joana Castro


No último dia 7, o Governo do Tocantins, fez o lançamento oficial da temporada de praia, num grande evento caprichosamente organizado pela Secretaria de Estado do Turismo, realizado no auditório e adjacências do Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos, com a participação do governador Wanderlei Barbosa e outras tantas autoridades do Executivo e Legislativo tocantinense. E se o calor do verão este ano chegou de forma antecipada, a temporada política também entrou no clima, apesar do período eleitoral só começar oficialmente no final de julho a início de agosto com a realização das convenções partidárias que indicarão os respectivos candidatos a prefeitos e vereadores em todo o país.


Em Palmas, capital do Tocantins, os partidos políticos, em sua maioria, já definiram os nomes dos ‘pré-candidatos’, e as pré-campanhas estão a pleno vapor. Diariamente se tem notícias de lançamentos de pré-candidaturas; as redes sociais dos ditos pré-candidatos, que nesse período deveriam servir para mostrar as articulações em busca de consolidar suas candidaturas, viraram verdadeiros palanques eleitorais. A troca de insultos, provocações e denuncismo, práticas comuns em época de eleição também começaram mais cedo. E embora o eleitor já tenha dado claros sinais em eleições anteriores que abominam essas práticas, muitos políticos insistem em caminhar por esta via. Pesquisas de intenção de votos então, têm para todos os gostos! A ponto de o PSB regional criar um departamento interno pra monitorar, e volta e meia requer na justiça a suspensão de publicações delas.


Enquanto isso, o governador Wanderlei Barbosa percorre o Tocantins de Norte a Sul entregando obras essenciais para o fortalecimento da economia do estado e a melhoria da qualidade de vida dos tocantinenses. O governador, embora dirigente estadual de um partido político, o Republicanos, vem agindo com sabedoria, distinguindo o institucional do eleitoral, como deve agir um chefe de estado.


Como líder partidário, Wanderlei tem trabalhado pelo crescimento da sigla que representa e, é óbvio que terá candidatos na maioria dos municípios tocantinenses; em alguns deles já até tornou público os nomes que deverão ir para o pleito, como é o caso de Araguaína, Paraíso e Porto Nacional. Talvez por isso, alguns correligionários mais apressadinhos têm misturado as bolas e vêm querendo pegar carona nos eventos institucionais do Governo para fazer política partidária. Foi assim em Paraíso do Tocantins, quando num evento de inauguração das novas instalações da Adapec, um deputado estadual do Republicanos provocou o atual prefeito da cidade, que é candidato a reeleição, portanto adversário do candidato governista, que juntamente com sua esposa e os vereadores se retiraram do palanque irritados, causando um sério constrangimento ao governador. Ao discursar, Wanderlei Barbosa ressaltou que a questão política não pode se sobrepor às relações institucionais.


Na última sexta-feira, 14, na inauguração da nova ponte sobre o rio Tocantins em Porto Nacional, cidade que tem vários representantes na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal, ávidos para discursarem, inteligentemente, apenas o governador fez uso da palavra. Ainda assim, alguém insistia para que o governador entrasse na seara eleitoral, já que o prefeito portuense que também pleiteia ir à reeleição, é adversário do candidato do governador. Ali, novamente Wanderlei agiu como estadista e fez questão de ressaltar seu apreço pela democracia e pela relação salutar com os prefeitos, independente das questões partidárias. “Não vamos antecipar a questão eleitoral nem descambar para uma política do ódio; queremos acima de tudo respeito para com todos”, enfatizou Wanderlei.


E como está dito na Sagrada Escritura, em Eclesiastes 3: “Um tempo para cada coisa”. Quando chegar o tempo da campanha, que seja limpa, com propostas sérias e sem promessas impossíveis de serem cumpridas. Agora é tempo de curtir as festas juninas e as belas praias Tocantins a dentro nos majestosos Araguaia, Tocantins e porque não, no meu amado Manuel Alves. Vamos que vamos!


“É, pois é. É isso aí”. (Salomão Wenceslau)