Sociedade

Morre Ruy Rodrigues da Silva, ex-secretário de Educação e ex-reitor da Unitins

27/10/2016 13h42 | Atualizado em: 27/10/2016 13h50

Foto: Reprodução Internet
Com pesar, comunicamos o falecimento do ex-secretário de Educação e ex-reitor da Universidade do Tocantins (Unitins), professor Ruy Rodrigues da Silva, ocorrido em Goiânia, nesta quinta-feira, 27. Ele se encontrava internado no Hospital do Coração, em Goiânia, desde o último dia 7, com quadro grave de pneumonia e morreu de falência múltipla dos órgãos. Seu corpo será velado em Goiânia, em cerimônia reservada à família e o sepultamento está previsto para às 13h.

Carreira

Nascido em Porto Nacional, Ruy Rodrigues faria 89 anos nesta sexta, 28 (nasceu em 28 de outubro de 1927). Ele deixa duas filhas, Adriene e Sofie e um legado intelectual que fica para a história e a memória dos lugares em que atuou.

Teólogo, filósofo, sociólogo, escritor, professor e intelectual, Ruy Rodrigues da Silva dedicou sua vida à educação, à cultura e aos temas ligados à humanidade, tanto no Brasil quanto na Europa e em países da África e na Ásia Oriental, nos 20 anos de exílio político que foi obrigado a cumprir no período da ditadura militar.

Em 1991, a convite do governador eleito Moisés Avelino, assumiu a Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Desporto, onde permaneceu até o final do mandato, em 1994. Sua gestão foi marcada pela interiorização das ações culturais com ênfase na implantação de representações regionais de cultura nas 16 Delegacias de Ensino do Tocantins.

Ainda no âmbito da cultura, destacam-se a realização do I Encontro de escritores do Tocantins; do I CantaTocantins – Festival da Canção, realizado em Araguaína, Gurupí e Palmas; do I Festival de teatro e dança do Tocantins, em Porto Nacional, dentre outras atividades.

Também no Tocantins, a convite do governador José Wilson Siqueira Campos, foi reitor da Universidade do Tocantins (Unitins), no período de 1998 a 1999. Sua gestão foi marcada pela descentralização do ensino superior, com a implantação de câmpus no interior do Estado.

Doutor Honoris Causa

Em junho de 2008 recebeu da Universidade Federal do Tocantins (UFT), instituição que ele ajudou a criar, o título de ‘Doutor Honoris Causa' atribuído à personalidade que se distinguiram pelo saber ou pela atuação em prol das artes, das ciências, da filosofia, das letras ou do melhor entendimento entre os povos. A honraria foi conferida por Alan Kardec Barbiero, reitor à época.

Goiás

Professor da Universidade Federal de Goiás foi também secretário de Estado de Educação no governo Mauro Borges, de 1961 a 1964 e presidente da Fundação de Formação de Servidores Públicos Estaduais de Goiás no governo de Henrique Santilho, em meados da década de 80 e início dos anos 90.

Cenog e Conorte

Foi um dos fundadores da Casa do Estudante Norte Goiano (Cenog), com sede em Goiânia e filiais em Pedro Afonso, Dianópolis, Miracema, Porto Nacional e Rio de Janeiro, e da Comissão de Estudo dos Problemas do Norte Goiano (Conorte), espaços de debates estratégicos pela criação do Estado do Tocantins.

Exílio

Ruy Rodrigues da Silva viveu todo o seu exílio político na França, mas de lá atuou fortemente como gestor de Projetos de Desenvolvimento e Ajuda Internacional para Organismos Multilaterais, sobretudo na África.

Foi assessor da presidência da República de Guiné Bissau na década de 80 e professor no "Institut de Recherche en Sciences Sociales de Montrouge – Région Parisienne.

Destaca-se ainda a criação do Projeto DIOP - que resultou na implantação da primeira sala de cirurgia oftalmológica móvel do mundo, no Senegal, na década de 70.

Ruy Rodrigues liderou ainda projetos de desenvolvimento de energias alternativas como a energia solar para regiões do Centro-Oeste africano e do Vietnã, além de fomentar a criação de várias Organizações Não Governamentais na África.

Ainda na África, fomentou a criação de cooperativas de produção agrícola, de construção civil, de artesanato, de exploração agrícola, a utilização de energia eólica para coleta de água, o desenvolvimento de projetos reaproveitamento de dejetos vegetais para a alimentação do gado e de projetos de piscicultura, dentre outros.

Publicações

Parte do seu legado intelectual de Ruy Rodrigues da Silva está contida nas publicações: Exercícios de Admiração: Reflexões Sobre Pessoas, Poder, Cultura e Cidades; Elementos e Dados Históricos do Estado do Tocantins; As Áfricas que Descobri; Respirando o Pretérito.