Sociedade

Programação da Fecit 2016 é iniciadanesta quarta, 19

19/10/2016 14h19 | Atualizado em: 19/10/2016 14h24

Foto: Irene Alves
Começou oficialmente na noite da última terça-feira, 18, a 3ª edição da Feira de Ciência, Inovação e Tecnologia de Palmas (Fecit 2016), no auditório do Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra), com apresentações da Orquestra Sanfonica Graciosa de Palmas, do Coral do Ceulp/Ulbra e da Universidade da Maturidade (UMA), e com palestra sobre movimento científico para jovens como caminho para o empreendedorismo e novos talentos.

A Feira ocorrerá até a próxima sexta-feira, 21, sendo que nesta quarta-feira, 19, e na quinta-feira, 20, acontece a exposição dos 54 projetos selecionados para esta edição, além de atividades da educação infantil por meio do Projeto Berço de Talentos. Paralelo a exposição, acontecem também um Seminário com 19 palestras e 19 oficinas temáticas, abertos ao público.

Ao fim da Fecit serão eleitos os trabalhos de destaque elaborados por alunos do ensino fundamental, médio regular, médio técnico, superior e EJA. Também será escolhido um trabalho do ensino fundamental da rede municipal de ensino, que representará a Fecit 2016 na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), realizada pela USP, em São Paulo, em março de 2017.

A secretária executiva da Educação, Kelma Tavares, ressaltou a importância dos parceiros na realização da Feira. “A Feira só acontece devido ao empenho e colaboração de todos. A rede municipal trabalha bastante com o incentivo à inovação, por isso nós temos colhido bons resultados que ganharam destaque nacional, a exemplo dos diversos projetos que já representaram nossas escolas em feiras nacionais”, destacou.

Na palestra de abertura, o professor Dr. Ivo Leite Filho falou sobre a importância de se estar atento às situações que nos são apresentadas e encontrar soluções para elas. “O cientista é aquele que observa os fenômenos e consegue fazer a interpretação deles. Quem é um empreendedor, tem o espírito criativo e pesquisador para encontrar novas soluções”, afirmou.

Fecit

A Fecit é um projeto de autoria da professora Monique Vermuth Figueras, realizada anualmente pela Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego (Sedem), com apoio de diversas instituições.

A Feira constitui em um movimento de estímulo ao jovem cientista e docentes envolvidos numa grande mostra de projetos, assumindo assim um papel social que incentiva a criatividade e a inovação em estudantes de educação básica, regular ou técnica e superior, por meio do desenvolvimento de projetos com fundamento científico, nas diferentes áreas das ciências.

São parceiros da edição 2016 da Fecit: Universidade Federal do Tocantins (UFT), Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra), Instituto Federal do Tocantins (IFTO), Instituto Tocantinense de Pós Graduação (ITOP), Faculdade Católica do Tocantins (Facto), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Fecomércio, Universidade da Maturidade (UMA), Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden), Associação Comercial e Industrial de Palmas (Acipa), Fundação Universidade do Tocantins (Unitins) e representantes da sociedade civil.