Saúde

Estado passa a oferecer exame de Cintilografia

07/11/2017 17h22 | Atualizado em: 07/11/2017 17h25

Nielcem Fernandes/Governo do Tocantins
Pacientes atendidos pelo Estado agora contam com serviços na especialidade de medicina nuclear. A Secretaria de Estado da Saúde (SES) contratou o serviço de Cintilografia, um exame de diagnóstico por imagem que está sendo oferecido desde o início de setembro.

Segundo o médico radioterapeuta, Roberto Aires Montenegro, o exame tem importância no processo de vários tipos de diagnósticos cardiovascular, digestivo, endócrino, nefrologia e oncologia. Um deles é a possibilidade para verificar o estadiamento de tumores, um processo para determinar a extensão do câncer presente no corpo de uma pessoa e onde está localizado.

“A cintilografia contribui para o diagnóstico mais preciso e possibilita indicação de tratamento mais direcionado ao que o paciente necessita”, esclarece o radiologista, explicando que o exame também é muito importante em casos de insuficiência cardíaca, detecção de linfomas, câncer de mama, entre outros.

O exame é feito em Palmas por meio de regulação. Pacientes do interior do Estado, que possuem necessidade de realizá-lo, são encaminhados ao Cardiocenter, clínica prestadora de serviço, na Capital.