Saúde

Na Assembleia, presidente do CFO pede mais recursos para saúde bucal no orçamento de 2018

31/10/2017 16h11 | Atualizado em: 31/10/2017 16h17

Clayton Cristus
Em sessão solene em homenagem aos dentistas realizada na manhã desta terça-feira, dia 31, na Assembleia Legislativa do Tocantins, o presidente do Conselho Federal de Odontologia, Juliano do Vale, reivindicou aos deputados mobilização por mais recursos para a saúde bucal no orçamento de 2018. “O CFO tem lutado com todas as forças para valorizar a profissão. Estamos em vias de fecharmos o orçamento público do ano que vem e lutamos para que todos os conselhos regionais de todo o Brasil trabalhem de forma articulada para garantir mais recursos para a saúde bucal. É uma ação pioneira do CFO em parceria com os conselhos regionais na defesa de quase 300 mil cirurgiões dentistas e 100 mil técnicos espalhados por todo o Brasil. E mais defesa da saúde pública”, afirmou, em pronunciamento, durante a sessão, em homenagem ao Dia do Dentista, celebrado em 25 de outubro, e pela Semana Nacional da Saúde Bucal.

Ao destacar a recente criação da Frente Parlamentar da Odontologia no Congresso Nacional, uma conquista do CFO com a adesão de 336 deputados federais, Juliano do Vale solicitou empenho dos parlamentares para uma articulação idêntica no Tocantins, que traria garantias às demandas da odontologia e de seus profissionais no Estado. “Todos os avanços que a odontologia precisa dependem de legislação. Garantia de orçamento, salários, condições de trabalho e postos de emprego são alguns dos exemplos, segundo os quais, se não tivermos bancada política atuante, trabalhando e defendendo a odontologia, enfrentaremos dificuldades”, disse, em seu pronunciamento, Juliano do Vale. “Faço o apelo para que a mesma iniciativa seja feita aqui no Tocantins. Entendo essa sessão solene como o primeiro passo para essa mobilização. Isso aqui é o registro da importância da nossa profissão, é um ponta pé inicial para o fortalecimento ainda maior da odontologia”, complementou.

Para Juliano do Vale, com a Frente, a odontologia se fortalece em termos de representatividade nos Parlamentos, onde se discutem as leis. “O trabalho do CFO que resultou na criação da Frente Parlamentar da Odontologia no Congresso Nacional é um importante passo. Teremos deputados federais comprometidos em ouvir e atuar pelas as demandas da classe odontológica. Um exemplo desse em nível estadual é uma iniciativa que reforça esse trabalho”, comentou.

A deputada Luana Ribeiro, que presidiu a sessão, se colocou à disposição das entidades nas demandas relacionadas à saúde bucal. “A odontologia é uma das áreas mais importantes na área da saúde. O Tocantins, por exemplo, é referência na área hospitalar da odontologia. Contem com nossa luta e nosso apoio. O Conselho Federal tem sua dimensão nacional ao englobar todo o país. Muito nos honra ter um tocantinense presidindo o conselho federal. Mostra que nosso Tocantins é forte e tem representatividade”, afirmou a deputada, logo após o pronunciamento de Juliano do Vale. (Com informações da Ascom/CFO)