Saúde

Prefeitura de Palmas realiza Dia D de mobilização e combate ao mosquito

26/10/2017 11h24 | Atualizado em: 26/10/2017 11h27

Divulgação
O Dia D da Semana Nacional de Mobilização dos setores Saúde, Educação e Assistência Social no Combate ao Aedes aegypti acontece nesta sexta-feira, 27, no Parque Cesamar, com uma programação voltada para conscientização da população sobre os cuidados necessários que todos devem ter para prevenir doenças como dengue, zika e chikungunya. A programação será realizada em dois momentos: das 8 às 11 horas, voltada para estudantes, e das 17 às 20 horas, focando a população em geral que frequenta o parque.

No local será montada a Praça de Combate ao Aedes, onde os visitantes poderão conferir o laboratório de entomologia, receber materiais educativos e de prevenção e educação para um trânsito seguro. Haverá também atividades recreativas com tirolesa, falsa baiana, jogos educativos e apresentações teatrais com a “Trupe da Cultura”, além de uma roda de conversa com o tema "Somos todos combatentes contra a dengue". A banda do Exército “Dragões da Independência” se apresentará às 18 horas.

“O objetivo da semana é mobilizar a população, alertar sobre a importância de combater o mosquito Aedes, que transmite doenças como dengue, zika e chikungunya. As chuvas estão chegando e é importante redobrar os cuidados, limpar os quintais para eliminar possíveis criadouros”, alerta a gerente do Centro de Aprendizagem, Investigação e Extensão em Vigilância em Saúde, Marta Malheiros.

O evento é uma idealização do Ministério da Saúde em parceria com as salas estadual e municipal de Combate e Controle, tendo como executora a Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde (UVCZ/Semus), com o apoio das secretarias municipais de Educação (Semed) e de Desenvolvimento Social (Sedes), além das secretarias estaduais de Saúde (Sesau), de Educação (Seduc) e Assistência Social (Setas) e também do Corpo de Bombeiros. (Com informações da Secom/Palmas)