CBHRMA celebra presença feminina na gestão das águas do Tocantins

  • 29/Nov/2022 15h41
    Atualizado em: 29/Nov/2022 às 15h53).

Mais de 200 mulheres participam nesta terça e quarta-feira, 29 e 30 de novembro, em Natividade da oficina de capacitação “Mulheres das Águas - o importante papel das mulheres na gestão das águas no Tocantins”, promovido pelo CBHRMA - Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Manuel Alves.

O encontro visa a valorização e a integração das mulheres da região na gestão das águas da bacia hidrográfica do Rio Manuel Alves. Nos dois dias do evento foram feitas palestras e debates sobre sensibilidade feminina para a preservação dos recursos hídricos do Tocantins, o empoderamento da mulher, o diferencial da atuação feminina nas comunidades e a presença das mulheres no setor de mineração.

“Esse evento é uma homenagem e uma forma de valorizar e envolver as mulheres nas atividades do Comitê do Manuel Alves. Nada mais apropriado para a preservação das águas do que a sensibilidade e o bom senso feminino”, celebra Mário de Sena Filho, presidente do CBHRMA.

A secretária estadual de meio ambiente e recursos hídricos, Myuki Hiashida destacou a inclusão feminina na gestão das águas. “Esse evento mostra que estamos na direção correta. Vi na COP – Conferência Mundial de Mudanças Climáticas – que essa é a tendência em todo o mundo. Parabenizo a iniciativa do CBHRMA”.

A prefeita de Rio da Conceição, Edinalva Ramos participou acompanhada de 28 mulheres do seu município e ressaltou a relevância do encontro. “Temos uma boa parceria com o Comitê e parabenizamos pela realização desse evento para as mulheres. Grande parte da minha equipe é de mulheres dispostas para o trabalho de proteção dos recursos hídricos do município que abriga a nascente da nossa maior riqueza, o rio Manuel Alves”, lembrou.

Participaram também representantes de todos os municípios da bacia do Manuel Alves. “Em Santa Rosa temos a maioria de mulheres na gestão municipal, são elas que nos conduzem”, ressaltou o prefeito Levi Teixeira.

“Daqui vamos levar muito conhecimento e muitas demandas para o nosso município”, garantiu o prefeito de Chapada da Natividade, Hélio Dionísio.

O evento integra o programa de capacitação do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Manuel Alves e conta com o apoio de empresários usuários de água, SEMARH, Naturatins, CI Lago e Prefeituras da região da Bacia. (Por Zenilda Drumond)