UniCatólica realiza competição culinária com tema da Copa do Mundo

  • 28/Nov/2022 17h26
    Atualizado em: 28/Nov/2022 às 17h30).

Nesta terça-feira, 29, a partir das 18h, acadêmicos dos cursos de Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia do Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica) participam do 5º Agrárias Chef, competição culinária desenvolvida como método avaliativo das disciplinas de Tecnologia de Produtos de Origem Animal e Processamento de Produtos Agroindustriais que acontecerá na unidade 2 da instituição.

A edição tem como tema “Copa do Mundo” e os pratos serão desenvolvidos de acordo com a cultura dos países que participam da competição mundial de futebol no Catar. Ao todo, nove pratos serão apresentados para degustação de quatro jurados, sendo o reitor da instituição, professor doutor Gillianno Mazzetto, os coordenadores de Agronomia e Zootecnia, professor mestre Thadeu Teixeira e a professora mestre Kedma Marinho, e a pró-reitora acadêmica, professora mestre Mariana Lacerda.

Os jurados avaliarão as seguintes categorias: o país, se o produto tem a ver com a cultura e história desenvolvida pelos acadêmicos, o produto, bem como sua embalagem, rotulagem, especificações, serviço de inspeção, alergênicos, e a organização. Os três primeiros lugares serão premiados com medalha e concorrerão ao sorteio de uma faca de churrasco da Cutelaria Jalapão.

O organizador do evento, professor mestre Thiago Fontolan Tardivo, destaca como a competição contribui para o aprendizado dos estudantes. “Além de atuarem diretamente com o conteúdo da disciplina, os acadêmicos começam a desenvolver outras habilidades que se tornam de suma importância dentro das cadeias agroindustriais”, enfatizou o docente.

As equipes e pratos

Entre as equipes e pratos a participarem da competição estão: Carbonade Flamande (Grupo Bélgica), Tropical Salame (Grupo Brasil), Bacon Great (Grupo Costa Rica), Madeleine (Grupo França), Kafta de Cordeiro (Lahim Aldaan- Arábia Saudita), Flæskesteg (Bistrô Copenhague - Dinamarca), Maultaschen (SuábilaLamesa - Sérvia), Sérvia à mesa (Grupo - Sérvia) e Bread Burguer (Estados Unidos – Agro).

O Agrárias Chef

A competição é realizada desde 2019 e é aberta para acadêmicos da instituição, sem necessidade de inscrição prévia. Os pratos não são vendidos, contudo, são limitados e destinados a degustação dos jurados e alguns participantes.

O Agrárias Chef tem como principal objetivo desenvolver habilidades e competências de forma que auxilie os estudantes dentro do conteúdo programático das disciplinas, aplicando a cultura Maker que apresenta a ideia de que qualquer pessoa consegue construir, consertar ou criar seus próprios objetos.