Nova Pesquisa Vetor/Fieto mostra que Wanderlei Barbosa será reeleito no 1º turno com 63% dos votos válidos

  • 30/Sep/2022 16h33
    Atualizado em: 30/Sep/2022 às 16h36).

A dois dias da eleição, o levantamento contratado e divulgado nesta sexta-feira, 30, pela Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (Fieto) e feito pelo Instituto Vetor, confirma que o Governador Wanderlei Barbosa (Republicanos) será reeleito neste domingo, 2 de outubro, com 63% dos votos válidos.

A diferença de Wanderlei para o segundo colocado, Ronaldo Dimas, é de 45 pontos percentuais. A pesquisa também mostra que o Governador seguiu em ascensão durante todo o pleito eleitoral. Indo de 55% dos votos válidos na primeira rodada, divulgada em 1º de setembro, para 59% no segundo levantamento, que saiu no dia 15 de setembro, passando agora para 63%.

“Só tenho a agradecer a todos os tocantinenses por essa campanha bonita, propositiva, e com foco nas reais demandas do nosso Estado. Enquanto nossos adversários ficaram presos aos ataques, nós conseguimos dialogar com a população, abraçar as pessoas, falar aquilo que fizemos e o que queremos fazer em uma próxima Gestão. Finalizo esse pleito com a consciência tranquila de ter feito um bom trabalho e lutado o bom comba63te. Estou confiante na nossa vitória já no primeiro turno, não deixem de ir às urnas neste domingo”, afirmou Wanderlei.

Aprovação da Gestão Wanderlei em alta

A Avaliação positiva (ótimo/bom e regular) também seguiu em alta e passou de 85% na última pesquisa, para 89% no levantamento atual.

Rejeição

No levantamento Vetor/Fieto Irajá Abreu continuou sendo o candidato mais rejeitado pelo eleitor, aparecendo com 15% das menções dos entrevistados, seguido de perto por Paulo Mourão com 12%. Ronaldo Dimas é rejeitado por 8% dos eleitores e o governador Wanderlei Barbosa aparece com 6% de rejeição

Senado Federal

A pesquisa Vetor/Fieto, também traz os números da disputa para o Senado. Na pesquisa estimulada, em que o pesquisador apresenta o disco com os nomes dos candidatos, a companheira de chapa de Wanderlei, Professora Dorinha lidera a corrida com 40% das intenções de votos; considerando apenas os votos válidos ela seria eleita com 51% dos votos. A senadora candidata a reeleição, Kátia Abreu aparece em segundo lugar, com 18% das intenções de votos, chegando a 23% dos votos válidos. Em terceiro vem o candidato do PSB, Carlos Amastha, com 8% das intenções de votos; considerando apenas os votos válidos ele teria 10% dos votos dos tocantinenses. Na sequência vêm os candidatos Ataídes Oliveira (6%); Vilela do PT com 3% e Pastor Claudemir com 2% das intenções de votos. Os demais candidatos não pontuaram.

Rejeição

Com 25%, a senadora e candidata à reeleição, Kátia Abreu é a mais rejeitada entre os candidatos e candidatas; em seguida aparece o ex-prefeito de Palmas, Carlos Amastha, com 7%, seguido por Vilela do PT (6%). Dorinha é rejeitada por 3% dos eleitores e Ataídes Oliveira, 2%.

Metodologia

A pesquisa foi realizada entre os dias 26 e 29 de setembro, com margem de erro de 3% para mais ou para menos e índice de confiança de 95%. Foram ouvidos 1020 eleitores no Tocantins, conforme amostragem registradas no TSE sob o número BR-01440/2022 e no TRE-TO sob o número TO-01895/2022.