De Natividade, Sudeste do Tocantins para Palmas, Lethycia Suartte quer alçar voo para o Planalto Central como deputada federal

  • 15/Aug/2022 20h29
    Atualizado em: 15/Aug/2022 às 20h34).

Quem é Letícia?

Lethycia Brito de Oliveira Suartte, é professora, graduada em Ciências Biológicas, Mestre e Doutora em Ciências do Ambiente, é candidada a Deputada Federal pelo partido PCdoB na Federação PCdoB, PV e PT. Embora seja essa a primeira vez que pleiteia um mandato eletivo, Letícia tem vasto conhecimento não apenas de cátedra, mas especialmente na vivência cotidiana.

Filha de Maria de Natividade de Oliveira Brito, costureira, nativitana e João Pereira de Brito (apelidado por João Forma, in memoriam), natural de Pastos Bons/Maranhão, que foi sapateiro, cabelereiro e Oficial de Justiça, irmã de Paulo Cezar (im memorian), Norberto, Letícia, Natália Regina, Claerto, Lícia e Gilson.

Casada com Robledo Suarte, de tradicional família nativitana, ex-prefeito de Natividade no período de 1º de janeiro de 1993 a 31 de dezembro de 1996. Desta união, nasceram quatro filhos: Brunna Brito Suarte (32 anos) mãe das netas Eunice Suarte Ramos (3 anos) e Beatriz Suarte Ramos (9 meses); Robledo Suarte Junior (28 anos); Vittória Hivana D.Suarte, (25 anos) e João Henrique Suarte (22 anos). A Vittória, por ser especial, Lethycia não mede esforços para conciliar o trabalho e a integração da filha em atividades que promove a inclusão social, como por exemplo, as atividades promovidas pelo instituto reviver.

Lethycia começou a trabalhar aos treze anos de idade, como auxiliar de serviços gerais, na Emater/GO, (hoje, RURALTINS) conciliando o trabalho, as atividades domésticas e o estudo, pois sempre acreditou que por meio do estudo, todos poderão ter uma vida melhor. Nos intervalos entre o trabalho e o estudo, concluiu o curso de datilografia com a ajuda voluntária de Corália Nunes Gomes. Posteriormente ocupou outros trabalhos, como Auxiliar do Cartório de Registro de Imóveis, foi escriturária da Prefeitura Municipal de Natividade e auxiliou na secretaria da Câmara Municipal de Natividade.

É desportista e tem esta prática incorporada em sua conduta desde criança. Jogou futebol de campo, queimada, handebol, voleibol e atualmente faz corrida de rua, modalidade em que conquistou vários troféus e medalhas, inclusive duas da corrida de São Silvestre. No período em que foi primeira-dama de Natividade, apoiou a educação, a saúde e programas esportivos para crianças, adolescentes e jovens.

Servidora pública do Estado do Tocantins, ingressou na educação por concurso público em 1992, tendo lecionado no Colégio Estadual Dr. Quintiliano da Silva em Natividade, onde atuaou em todas as modalidades de ensino, como professora e Coordenadora Pedagógica. Ao mudar-se para Palmas, trabalhou no Centro de Apoio à Criança (CAIC) e Centro de Ensino Médio de Palmas. Desde 2007, exerce a função de técnica da Secretaria Estadual de Educação e trabalhou com formação de professores com abordagens de temas curriculares como meio ambiente, promoção da saúde, relações de gênero, sempre defendendo uma política que integra diferentes áreas em prol da melhoria do processo educacional.

Fez a graduação em Ciências Biológicas no ano de 2002, no Campus da UFT de Porto Nacional, mestrado em 2017 e doutorado em 2021 em Ciências do Ambiente pela UFT de Palmas, com trabalhos de conclusão de cursos direcionados para saúde ambiental e formação de professores.

Bandeiras

Educadora, esportista, doutora na área ambiental, mãe de uma filha portadora de necessecidades especiais, Lethycia tem expertise para contribuir com a sociedade na elaboração de leis que impulsionem o desenvolvimento dessas áreas.

Como parlamentar, ela se propõe a defender o empoderamento da mulher para ocupar todas as instâncias de poder, com competência, amor e determinação. Por acreditar que a educação é a ferramenta única de transformação do ser humano, pretende consolidar leis que valorizem a carreira docente, a cultura, o esporte, a inclusão das políticas de ações afirmativas, que historicamente são excluídos por uma parcela da sociedade como negros, índios, portadores de necessidades especiais, LGBTQI+.

Defensora da segurança alimentar, ela trará recursos através de emendas parlamentares para fortalecer o pequeno e médio produtor, com investimentos na agroecologia e no ecoturismo. Trará investimento para a industrialização do estado com sustentabilidade, potencializando a Ciência e Tecnologia. Enfim, Lethycia acredita que com sua experiência de vida, de trabalho e estudo irá contribuir na defesa de leis que visam reduzir as vulnerabilidades sociais, culturais e ambientais do nosso estado.