Prefeitura de Palmas disponibiliza diversos pontos para vacinação contra Covid-19 neste final de semana

  • 28/Jan/2022 08h33
    Atualizado em: 28/Jan/2022 às 08h39).

Além das USFs, vacinação contra a Covid-19 será ofertada na Feira da 304 Sul nesta sexta, 28

Nesta sexta-feira, 28, além das Unidades de Saúde da Família (USFs), a vacinação contra a Covid-19 será ofertada das 16 às 20 horas, na Feira da 304 Sul, para a população acima de 12 anos de idade. A equipe do projeto ‘Mais Saúde’ da Secretaria Municipal da Saúde (Semus) de Palmas vacinará quem precisa tomar a primeira e segunda doses, bem como a dose de reforço e dose adicional disponibilizada para as pessoas acima de 18 anos e imunossuprimidos.

Para ser vacinado, basta comparecer no local e apresentar documentos pessoais (RG e CPF), cartão do SUS e cartão de vacina. Quem preferir, pode receber a dose em uma das 17 USFs, bastando para isso fazer o agendamento no site Vacina Já ou comparecer pessoalmente em um dos locais.

Sábado e Domingo

No sábado, 29, a rede de saúde da Capital terá, das 8 às 17 horas, quatro Unidades de Saúde da Família (USFs), localizadas em regiões diferentes da cidade, abertas para imunizar exclusivamente crianças de 05 a 11 anos de idade, com e sem comorbidades, contra a Covid-19. Pais ou responsáveis já podem fazer o agendamento no site Vacina Já.

As equipes das Unidades de Saúde da Família (USFs) da 1004 Sul (Arse 101), da 405 Norte (Arno 42), José Hermes (situada em Taquaralto) e a do Jardim Taquari farão a vacinação das crianças neste dia.

Adolescentes e adultos

Para os adultos e adolescentes a vacinação contra a Covid-19 estará disponível das 14 às 20 horas, deste sábado, 29, no Palmas Shopping. Já no domingo, 30, os profissionais de saúde atenderão a população com a aplicação das vacinas, na Feira Coberta do Aureny I, das 8 às 12 horas. Para ambas as programações não há necessidade de agendamento. Basta comparecer aos locais e apresentar documentos pessoais (RG e CPF), cartão do SUS e cartão de vacina.

Dos intervalos da vacinação

Os imunizantes da Covid-19 para primeira e segunda dose aplicados na população acima de 12 anos, com e sem comorbidades, são: Aztrazeneca com o intervalo de 60 dias, Coronavac com o intervalo de 21 dias e a Pfizer com o intervalo de 21 dias. O imunizante Janssen possui a indicação da 1ª dose e dose de reforço com o intervalo de 60 dias.

A dose de reforço, por sua vez, está disponível para a população acima de 18 anos. E deve ser aplicado a partir do 4º mês do recebimento da segunda dose. Para imunossuprimidos o esquema vacinal é o seguinte: primeira dose, segunda dose; após 28 dias da aplicação da segunda dose, a pessoa recebe a adicional e, posteriormente, no intervalo de quatro meses, a dose de reforço.

Já para o público infantil a recomendação da Semus é a seguinte: a Coronavac é aplicada em crianças a partir de 06 anos e possui um intervalo de 28 dias para aplicação da segunda dose. A Pfizer pediátrica será aplicada em crianças de 05 a 11 anos, com o intervalo de oito semanas.