César Halum deixa Brasília para integrar equipe do governador em exercício, Wanderlei Barbosa

  • 02/Dez/2021 10h46
    Atualizado em: 02/Dez/2021 às 10h50).

Até essa terça, 30, ele ocupava a Secretaria de Agricultura Familiar do Ministério da Agricultura

Conforme esperado, o ex-deputado federal Cesar Halum deixa a Esplanada dos Ministérios em Brasília, onde atuava na área da Agricultura Familiar no Mapa, para assumir a Secretaria Executiva da Governadoria na gestão do governador em exercício Wanderlei Barbosa. Sua nomeação foi publicada no Diário Oficial dessa quarta-feira, 1º.

A pasta é uma das mais influentes dentro do Poder Executivo do Tocantins e o cargo é considerado estratégico devido a relação de proximidade com o chefe do Executivo. Entre as funções da Secretaria Executiva da Governadoria estão: gerir a administração e as finanças do Palácio Araguaia e da Residência Oficial, organizar a agenda de viagens do governador, monitorar a execução das ordens diretas do governador e acompanhar a execução das políticas de governo.

Perfil

Cesar Halum é médico veterinário formado pela Universidade Federal de Goiás. Iniciou a carreira política quando foi eleito vereador em Araguaína no início dos anos 1990. Em 1994, foi candidato a deputado estadual e ficou como suplente. Foi nomeado interventor de Araguaína em 1996, ocupando o cargo de prefeito até o dia 31 de dezembro do mesmo ano.

Em 2002, foi eleito deputado estadual, presidindo a Assembleia Legislativa do Tocantins entre 2005 e 2006. Mais recentemente, foi eleito deputado federal, em 2010, e reeleito em 2014. Em 2018 foi candidato a uma vaga no Senado mas não obteve êxito.