Primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio será domingo e terá prova de redação

  • 19/Nov/2021 14h14
    Atualizado em: 19/Nov/2021 às 14h17).

No Tocantins, a preparação dos estudantes foi auxiliada pelo #TOnoEnem 2021, programa que trouxe a campanha TO de casa NO ENEM

As primeiras provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 serão realizadas no próximo domingo, 21. Os candidatos farão provas objetivas de linguagens e ciências humanas e a única prova subjetiva da avaliação, a redação, que nesta edição, terá o mesmo tema tanto para o Enem impresso quanto para o digital. No Tocantins, os estudantes contaram com as atividades do #TOnoEnem 2021 que trouxe a campanha TO de casa NO ENEM, na preparação para a prova.

As notas do Enem podem ser utilizadas pelos estudantes para participar de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de ensino superior, e do Programa Universidade para Todos (ProUni), que concede bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior. Para utilizar as notas é necessário não ter tirado zero na redação.

Visando preparar os estudantes para o Exame Nacional, a Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) desenvolveu o #TOnoEnem, programa que conta com ações voltadas diretamente para os conteúdos abordados no Enem: aulões, aplicação de simulados e distribuição de materiais pedagógicos, organizados pelas quatro áreas do conhecimento e redação, que foram entregues para cerca de 40 mil estudantes matriculados na 2ª e 3ª série do ensino médio.

Os aulões foram realizados de forma presencial, por meio das 13 Diretorias Regionais de Educação, Juventude e Esportes que mobilizaram os estudantes e montaram os cronogramas das atividades. Também foram disponibilizados videoaulas no canal TOnoEnem, no YouTube.