Prefeitura de Palmeiras prepara professores a perceberem Bullyng entre alunos

  • 16/Nov/2021 09h07
    Atualizado em: 16/Nov/2021 às 09h10).

A partir desta terça-feira, 16, servidores do município de Palmeiras do Tocantins, num total de 130 profissionais, serão treinados através do projeto “Recriar Vidas”. A maioria servidores da educação, especificamente orientadores, monitores, professores, gestores escolares, entre outros. Palmeiras do Tocantins é o primeiro município do norte do Estado a adotar o projeto “Recriar Vidas”.

Uma das grandes vantagens do curso é preparar os professores a perceberem o bullying e suas origens entre os alunos e a lidar no combate a ele. O curso também irá preparar os professores para perceberem tendências suicidas; abordar questões das drogas cada vez mais presentes na sociedade; gravidez na adolescência, em razão do desenvolvimento da sexualidade cada vez mais precoce; como também da evasão escolar e suas motivações.

“Palmeiras sai na frente e a população só tem a ganhar com um curso desses, tão abrangente e com certificação do Governo Federal e do escritório da ONU no Brasil”, destaca o prefeito Júnior Noleto. “Além do mais, amplia o aprendizado dos professores na elaboração de projetos voltados para os temas abordados”, observa.

“Palmeiras merece o melhor. Sabemos que por vezes achamos que o uso de drogas, por exemplo, é um problema distante, mas está muito perto das famílias da nossa cidade, em razão da expansão comercial na região, da divisa com o Maranhão. Vamos preparar nossa cidade e nossos profissionais a falar e atuar frente a essa questão tão delicada”, afirmou.

O curso terá início, a partir das 19h, na Câmara Municipal de Palmeiras do Tocantins. A abertura contará com a presença do prefeito Júnior Noleto, da secretária Municipal de Educação Andreia de Moura Bandeira, além de representantes da Câmara Municipal, órgãos de controle e sociedade civil. A certificação deverá acontecer no dia 8 de dezembro, com a presença do secretário Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas, Dr. Quirino Cordeiro Júnior.

Recriar Vidas

O Recriar Vidas é um programa que nasceu no Tocantins mas encontra-se em expansão para diversos outros estados, dentre eles Minas Gerais, São Paulo, Distrito Federal, Goiás e Pará, tendo como objetivo a aquisição de livros de prevenção de uso de drogas, e de capacitação por meio de estudo de caso real de profissionais das áreas de educação, assistência, saúde e segurança.

Atualmente o projeto é reconhecido pela United Nations Office on Drugs and Crime – UNODC, Escritório das Nações Unidas sobre Drogas no Brasil, pela SENAPRED do Governo Federal, e por diversas outras cidades e instituições que já receberam o programa.