Inventariação turística realizada pela Adetuc chega a Paranã, no sudeste do estado

  • 15/Nov/2021 11h39
    Atualizado em: 15/Nov/2021 às 11h43).

Integrada à região das Serras Gerais, município de Paranã tem vocação para turismo de aventura e ecoturismo.

Localizada no sudeste do Estado do Tocantins, na região turística Serras Gerais, a cidade de Paranã tem ampliado as ações em prol da identificação e promoção dos atrativos turísticos locais e a inclusão do município no Mapa do Turismo.

Com forma de impulsionar a vocação do município para o turismo, a Prefeitura de Paranã recepcionou durante esta semana a equipe da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa do Tocantins (Adetuc), que executa o processo de inventariação turística, projeto realizado pelo Governo do Tocantins com foco no fortalecimento e ordenamento do turismo em todas as regiões do Estado.

A inventariação turística tem como proposta realizar, juntamente com gestores municipais, o levantamento, identificação e registro dos atrativos turísticos, dos serviços e equipamentos turísticos e da infraestrutura de apoio ao turismo.

Durante o processo, que visa implementar uma base de informações para fins de planejamento, gestão e promoção da atividade turística, os técnicos da Adetuc, participaram da eleição da Diretoria do Conselho Municipal de Turismo e discutiram, junto aos agentes de desenvolvimento do turismo propostas para expandir as ações de turismo.

Para o prefeito de Paranã, Fábio da Farmácia, o apoio da Adetuc tem sido fundamental no fortalecimento do turismo. “Todo esse trabalho que o Governo do Estado está fazendo tem sido importantíssimo para a estruturação e ordenamento do turismo tocantinense, principalmente na integração dos nossos roteiros com outros nacionais, como é o caso de Paranã, que integra Chapada dos Veadeiros com as Serras Gerais”, destacou.

Os servidores municipais e agentes do trade turístico também receberam orientações sobre a inclusão do município no mapa do Turismo, além de acompanhar a equipe da Adetuc na visita técnica aos atrativos que farão parte do roteiro turístico da cidade.

Entre os locais visitados estão Cachoeira do Engenho, Cachoeira Esmeralda, Complexo do Prata, Complexo do Canjica, Cachoeira do Rio Claro, Mirante da Serra do Mucambo e Cachoeira do Catoá.

Para o presidente interino da Adetuc, Jairo Mariano, o município de Paranã tem um forte potencial turístico que deve ser implementado por meio de ações de ordenamento turístico que permitam a criação de roteiros integrados com as regiões.

"Diversas cidades já receberam a inventariação e o mapeando dos seus atrativos. Nosso objetivo é que o Estado atue na implementação dessas políticas de incentivo ao turismo dentro dos municípios, pois destacar os pontos positivos dos atrativos de cada cidade faz com que possamos atrair mais visitantes aos nossos roteiros integrados”, destacou o presidente ao afirmar que as informações coletadas farão parte da Plataforma Integrada do Turismo, ferramenta de planejamento e gestão que permitirá o gerenciamento eletrônico das informações turísticas de todo o Estado, além de uma porta de acesso interativa, aos investidores e turistas, com dados detalhados dos atrativos.