Governo do Tocantins presta homenagem ao médico José Augusto, morto por complicações da Covid-19

  • 11/Nov/2021 12h46
    Atualizado em: 11/Nov/2021 às 12h54).

A cerimônia foi marcada com muita emoção e o serviço a partir de agora leva o nome do médico José Augusto Menezes Freitas de Campos.

Muita emoção, depoimentos, lembranças, marcaram a homenagem ao médico José Augusto Menezes Freitas de Campos, que faleceu vítima de complicações da Covid -19, em março deste ano. O Governo do Estado deu o nome dele ao Serviço de Cirurgia Bariátrica do Hospital Geral de Palmas. Durante a cerimônia, o secretário de Estado da Saúde (SES), Afonso Piva Santana, entregou à viúva do médico uma placa alusiva à contribuição significativa do profissional à saúde pública do Estado.

O titular da pasta destacou: "Quero deixar um exemplo de vida aos meus filhos assim como o médico José Augusto deixou para os seus. Além disso, José Augusto marcou seu nome na história da medicina tocantinense”, disse.

O coordenador da equipe multidisciplinar do Serviço de Bariátrica do Hospital Geral de Palmas (HGP), Jorge Zeve, lembrou que o médico foi um exemplo de ética profissional e de companheirismo. “Um amigo que eu o considerava como um irmão! Sempre vamos lembrar dele como um profissional que fez a diferença na saúde. Hoje sabemos que a obesidade é uma doença crônica, muitos pacientes contam com a cirurgia para ter melhor qualidade de vida”, afirmou.

Emocionada, a viúva Maria do Socorro Vieira de Campos salientou: "José era um profissional dedicado, ele se preocupava com cada paciente. Agradecemos esta homenagem, sempre vamos honrar o nome dele”, pontuou.
A moradora de Palmas, Nádia Fernanda Janczur, 29 anos, desde 2009 recebia acompanhamento do médico. “Ele sempre me recebia no consultório com sorriso no rosto, tranquilo, tirando minhas dúvidas, ofertou todo o apoio quando realizei a cirurgia em janeiro de 2020”.

O diretor geral do HGP, Leonardo Toledo ressaltou: “nosso serviço agora terá o nome dele, uma singela homenagem com carinho, que onde estiver possa sentir todo amor que deixou plantado aqui na unidade e no Estado do Tocantins”.

A cerimônia contou com a participação de familiares, colegas e amigos. Logo depois houve o descerramento da placa do serviço. A SES ressaltou que esta foi a primeira homenagem, acontecerão outras aos demais servidores do HGP, vítimas da Covid -19.

Sobre o médico

O médico foi membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, José Augusto atuava como responsável pelo serviço de endoscopia e também no serviço de cirurgia bariátrica do Hospital Geral de Palmas, algumas das inúmeras atuações feitas no serviço de saúde pública estadual, para o qual era concursado desde 1994.