Hercy Filho deve deixar Brasília para comandar a pasta de Turismo, Cultura e Economia Criativa do Tocantins

  • 11/Nov/2021 11h16
    Atualizado em: 11/Nov/2021 às 11h48).

A reunião com o governador Wanderlei Barbosa para acertar os detalhes da nomeação está prevista para a próxima semana.

Hercy Filho, atual chefe de gabinete do Ministério do Turismo, aceitou o convite do governador em exercício Wandeley Barbosa, para assumir a presidência da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), em substituição a Jairo Mariano, que será efetivado na Secretaria da Fazenda.

Experiente na área de turismo, tendo exercido uma das Secretarias do Ministério e a chefia de gabinete da Embratur anteriormente, Hercy filho é atualmente chefe de gabinete do ministro Gilson Machado Neto. Ele tem pela frente a missão de substituir Jairo Mariano, que realizou uma gestão aberta, técnica e inclusiva, sempre com a participação do trade, do Fórum Estadual de Turismo e do Conselho de Políticas Culturais do Estado.

Perfil

Natural de Dianópolis-TO, Hercy Filho é graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade de Brasília (UNB), graduado em Direito pela Universidade Estadual do Tocantins (Unitins) e pós-graduado em Direito Eleitoral também pela Unitins. Assumiu vários cargos públicos, como prefeito municipal de Dianópolis, Diretor de Habitação da Secretaria de Habitação do Estado, Chefe de Gabinete do Detran/TO, assessor parlamentar na Câmara dos Deputados e presidente da Junta Comercial do Estado do Tocantins (Jucetins). Atualmente é chefe de gabinete do Ministério do Turismo, onde assumiu anteriormente uma das Secretarias do órgão, e também foi chefe de gabinete da Embratur.