Adetuc e municípios das Serras Gerais debatem ações para fortalecimento do turismo na região

  • 09/Nov/2021 16h54
    Atualizado em: 09/Nov/2021 às 16h57).

O encontro pautou implantação de políticas de incentivo e governança das atividades turísticas em movimento em prol do desenvolvimento turístico das Serras Gerais

Com o objetivo de promover as ações em prol do desenvolvimento do turismo nas Serras Gerais, o presidente interino da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Jairo Mariano, recebeu na manhã desta terça-feira, 09, secretários de turismo e vereadores de seis cidades de duas das regiões turísticas que mais cresce em todo o Estado, Serras Gerais e Jalapão.

O encontro, que pautou a governança das atividades turísticas, além das políticas de capacitação, fiscais e de meio ambiente, contou com a presença de líderes das cidades de Almas, Novo Jardim, Dianópolis, Rio da Conceição, Porto Alegre e Ponte Alta do Tocantins. Durante a reunião, os secretários também frisaram a importância do turismo para a geração de emprego e o incentivo dos gestores estaduais e municipais aos empreendedores do trade turístico.

Para a secretária de turismo de Almas, Raquel Pereira de Macedo, durante os últimos anos as políticas de turismo não chegaram aos municípios, o que impediu um crescimento ordenado da atividade na região. "Nós nos organizamos em um movimento e o que queremos aqui hoje é trazer esse afago para a Adetuc e dizer que estamos juntos e empenhando no desenvolvimento do turismo na região das Serras Gerais”, frisou ao parabenizar a abertura do Governo do Estado em ouvir as demandas da região.

Já o secretário de Meio Ambiente, Turismo e Cultura de Dianópolis, Magno Moura, ressaltou que o movimento em prol do turismo das Serras Gerais tem sido unificado com a participação de todos os municípios da região. "Estamos imbuídos, enquanto gestores públicos, nas ações para o desenvolvimento do turismo na região. Cada um aqui compreende que a integração das políticas entre os municípios irá transformar o sonho das Serras Gerais em um polo de turismo e referência em todo o país em realidade”, destacou ao mencionar o cuidado com o meio ambiente, que tem sido abordado pelos gestores junto ao trade turístico.

Ao ouvir as demandas dos secretários, que compõem o movimento em prol do desenvolvimento turísticos das Serras Gerais, o presidente interino da Adetuc, Jairo Mariano, reforçou o apoio do Governo do Estado e ressaltou a necessidade da criação de uma agenda estratégica de ações. “Estamos concentrando nossos esforços para ampliar o orçamento do Turismo e assim implantarmos políticas públicas que cheguem à ponta e impulsione o desenvolvimento do turismo na região. Já estamos trabalhando no processo de sinalização turística e buscando esse diálogo junto aos municípios, por meio do Avança Turismo, para pensarmos as estratégias corretas que permitam tornar Serras Gerais um destino estruturado e mais competitivo no cenário nacional”, destacou ao mencionar a determinação do Governador interino Wanderlei Barbosa para que ações integradas entre as secretarias atendam a regiões turísticas e os 139 municípios tocantinenses.

Presentes na reunião

Joel Oliveira - Vereador de Rio da Conceição

Conrado Dias - Vereador de Novo Jardim

Marcelo Silva - Vereador de Dianópolis

Bilsan França - Vereador de Dianópolis

Romário Cardoso - Secretário de Turismo de Rio da Conceição

Raquel Macedo - Secretária de Turismo de Almas

Magno Carvalho - Secretário de Meio Ambiente e Turismo de Dianópolis

Joseane Pimenta - Vereadora de Almas

Karla França - Vereadora de Almas

Roger Vasconcelos - Vereador de Almas

Dionner Rodrigues - Secretário de Meio Ambiente, Cultura e Turismo de Porto Alegre

João Fernandes -Secretário de Turismo Ponte Alta do Tocantins

Regiane França - Secretária de Meio Ambiente de Novo Jardim