Outubro Rosa em Palmeiras supera expectativas ao realizar cerca 180 exames ginecológicos

  • 03/Nov/2021 09h26
    Atualizado em: 03/Nov/2021 às 09h33).

Com o tema “‘Si” Toque, a campanha do Outubro Rosa, desenvolvida em Palmeiras do Tocantins, superou o objetivo de conscientizar mulheres quanto à importância do autoexame para a prevenção contra o câncer de mama e de colo do útero. O resultado contido no relatório final das ações revela que 177 mulheres se submeteram às coletas para exames PCCU - Preventivo do Câncer de Colo de Útero, exames de ultrassom obstetrícios e transvaginais, durante a campanha em outubro. Isso representa um marco, considerando que o município realiza essa ação pela primeira vez no município.

Desse total, de acordo com o relatório da Secretaria Municipal da Saúde, 90 foram coletas para exames PCCU, realizados por enfermeiras da própria Unidade Básica de Saúde (UBS), as quais dispõem de especialidades em obstetrícia. Outros 87 foram exames de ultrassom, sendo 60 transvaginais e 27 obstetrícios. O êxito da campanha também está refletido no comparativo de 44 exames de ultrassom realizados em setembro, contra 87 em outubro, totalizando 131 exames de ultrassom.

Em relação aos exames de PCCU, o secretário Municipal da Saúde, Gefessom Araújo informou que eles foram ofertados gratuitamente para a população porque os custos foram todos bancados pela Prefeitura, em laboratório particular, haja vista a demora que o laboratório do Estado em Araguaína está tendo para entregar os resultados. “Nós compreendemos que um paciente não pode ficar de três a seis meses, aguardando um resultado de exame. Para se ter uma ideia, a maioria dos exames que foram encaminhados em outubro, para laboratório particular, os pacientes já receberam os resultados e esses custos poderiam ser evitados se o Estado fosse mais ágil”, pondera o secretário, que também compreende a grande demanda.

O prefeito de Palmeiras do Tocantins, Júnior Noleto (MDB), que participou ativamente das mobilizações, diz com empolgação: “não estamos medindo esforços para melhorar o atendimento em saúde porque temos a consciência de que a prevenção ainda é o melhor remédio”. O prefeito lembra que está prestes a inaugurar uma UBS rural, no PA Primeiro de Janeiro e já planeja a reforma de outra unidade no PA Destilaria.

Destacando a grande mobilização para a conscientização sobre a importância da prevenção, na programação do Outubro Rosa, Gefessom avalia que ela ganhou mais força com a adesão de outras secretarias, ao exemplo das secretarias da Assistência Social e da Educação. “Centenas de mulheres vestiram literalmente a camisa, em caminhadas e em outras ações estratégicas de combate à desinformação que tanto gera preconceito e medo de se submeter ao exame que previne”, enfatiza o secretário.

Entre as ações estratégicas de mobilização e conscientização realizadas, o secretário cita palestras de conscientização para uma mudança de mentalidade, sorteios e distribuição de brindes, treino de zumba, com grande participação feminina, além da veiculação de vídeos nos eventos da campanha e redes sociais com relatos de mulheres que venceram ou que ainda estão lutando contra o câncer, para desmistificar o preconceito relativo à doença. “Tudo o que foi necessário para transmitirmos mensagens de valorização do autoexame, os riscos do sedentarismo e a importância de uma alimentação saudável, nós realizamos”, assinalou.

Novembro Azul

Agora o município de Palmeiras está engajado na campanha do Novembro Azul que tem a finalidade de conscientizar os homens sobre a importância da prevenção contra o câncer de próstata.