Palmas inicia nova etapa do Projeto Mais Saúde ofertando vacinação em vários pontos da Capital e novos horários nas USF

  • 03/Nov/2021 09h09
    Atualizado em: 03/Nov/2021 às 09h15).

Ação visa ampliar o acesso da população aos imunizantes contra a Covid-19 e gripe

Em seguimento às ações do projeto Mais Saúde da Prefeitura de Palmas, a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) da Capital reforça a oferta de vacinação contra a Covid-19 e contra a gripe (Influenza). A programação tem início nesta quarta-feira, 3, das 13 às 19 horas, no Centro de Convenções Parque do Povo, onde estará ocorrendo o Mutirão de Negociação Fiscal.

A programação segue na quinta-feira, 4, das 8 às 17 horas, no assentamento São João, cujos moradores têm como referência a Unidade de Saúde da Família (USF) do setor Morada do Sol. No período da tarde, das 13 às 19 horas, terá vacinação disponível no Resolve Palmas da JK.

Na sexta-feira, 5, a equipe da Semus retorna ao Mutirão de Negociação Fiscal, das 13 às 19 horas. No sábado, 6, a vacinação do Mais Saúde será levada para a Feira da 307 Norte, das 12 às 20 horas; para a Avenida Tocantins, no horário de 8 às 12 horas e na USF Taquari, das 8 às 17 horas. A programação da semana termina com mais uma rodada de vacinação na Feira do Jardim Aureny I, das 8 às 12 horas.

A vacinação está disponível para a população acima de 12 anos, com e sem comorbidade, bem como a dose de reforço para idosos acima de 60 anos, profissionais da saúde e imunossuprimidos. A Área Técnica da Vigilância em Saúde reforça que os idosos e profissionais da saúde devem observar o intervalo de seis meses (180 dias) da aplicação da segunda dose e os imunossuprimidos, de 28 dias. Importante informar que o adiantamento de 21 dias é referente à segunda dose e que o reforço segue o mesmo intervalo.

A vacina da Influenza, por sua vez, está disponível para a população acima de seis meses de idade. As doses da vacinação de rotina estão definidas na caderneta da criança e do adolescente.

Horários diferenciados nas USF

Para ampliar o acesso da população à vacinação de rotina e contra a Covid-19, a Prefeitura de Palmas passa a ofertar a imunização em horários diferenciados em todas as regiões da Capital e manterá a campanha nacional de multivacinação de atualização da caderneta da criança e do adolescente. Com adoção dessa estratégia, o palmense terá disponível o período da manhã, tarde e noite (em uma unidade) para se vacinar. Os novos horários passam a vigorar a partir desta quarta-feira, 3, em 25 Unidades de Saúde da Família.

A diretora de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) da Capital, Marêssa Castro, explica que no horário em que tiver sendo vacinado contra a Covid-19 não haverá aplicação das doses de rotina e que o mesmo ocorrerá no horário da vacinação de rotina.

O agendamento na plataforma Vacina Já, localizada no site da Prefeitura de Palmas, continua valendo para a vacinação contra a Covid-19, com exceção de idosos e imunossuprimidos que podem procurar a unidade de sua referência sem necessidade de agendar a tomada da dose. Para agendar a dose de sua vacinação basta acessar o Vacina Já, no site da Prefeitura.

Para as vacinas do esquema de rotina, incluindo a Influenza (contra a gripe), não é necessário agendamento. Basta a pessoa comparecer na unidade e apresentar seus documentos pessoais, cartão do SUS e cartão de vacina.

Quem pode se vacinar

A vacinação está disponível para a população acima de 12 anos, com e sem comorbidade, bem como a dose de reforço para idosos acima de 60 anos, profissionais da saúde e imunossuprimidos. A área técnica da Vigilância em Saúde reforça que os idosos e profissionais da saúde devem observar o intervalo de seis meses (180 dias) da aplicação da segunda dose e os imunossuprimidos, de 28 dias. Importante informar que o adiantamento de 21 dias é referente à segunda dose e que o reforço segue o mesmo intervalo.

A vacina da Influenza, por sua vez, está disponível para a população acima de seis meses de idade. As doses da vacinação de rotina estão definidas na caderneta da criança e do adolescente.

Veja a seguir a relação das unidades e os horários de atendimento para a vacinação contra a Covid-19.

Vacinação contra a Covid – 19 - das 8 às 12 horas

USF 405 Norte

USF 403 Norte

USF 108 Sul

USF 207 Sul

USF 1.206 Sul

USF Bela Vista

USF José Hermes

USF Novo Horizonte

USF José Lúcio

USF Santa Fé

Vacinação contra a Covid-19 - das 13 às 17 horas

USF 406 Norte

USF 603 Norte

USF 210 Sul

USF 403 Sul

USF 712 Sul

USF 806 Sul

USF 1.103 Sul

USF 1.304 Sul

USF Alto Bonito

USF Aureny II

USF Laurídes Milhomem

USF Morada do Sol

USF Santa Bárbara

USF Taquari

Vacinação contra a Covid-19 - das 13 às 20 horas

USF 1.004 Sul