Governo do Tocantins reabrirá 10 leitos de UTI convencionais no Hospital Regional de Gurupi

  • 01/Nov/2021 14h23
    Atualizado em: 01/Nov/2021 às 14h25).

Além dos leitos, a unidade hospitalar retornará a ofertar exames de mamografia e remodelação do SAVIS

Visando melhorar a assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), o Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), anunciou que reabrirá nos próximos dias, 10 leitos convencionais de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no Hospital Regional de Gurupi (HRG). Segundo a SES, a reabertura só é possível devido à queda significativa das internações por Covid-19 e permitirá à unidade, ofertar um total de 20 leitos de alta complexidade.

Para o governador Wanderlei Barbosa, “a reabertura destes leitos representa um novo tempo para a saúde pública do Tocantins, que começa a voltar à sua normalidade, com a redução da pandemia pela Covid-19. Temos em evidência o retorno das cirurgias eletivas e queremos reafirmar à população tocantinense, o nosso compromisso em promover uma saúde pública de qualidade a todos os usuários do Sistema Único de Saúde, em nosso Estado”.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Afonso Piva de Santana, esta mudança foi estudada previamente pela equipe técnica da SES. “Esta mudança foi planejada e será realizada graças ao avanço da imunização, que é reflexo do trabalho árduo e constante desta Pasta”, afirmou, acrescentando que “estes leitos convencionais auxiliarão na oferta mais ágil dos pacientes graves das demais enfermidades”.

O secretário destacou ainda, que “a população de Gurupi e região também estará bem assistida no combate à Covid-19, com a manutenção de 10 leitos de Unidade de Terapia Intensiva no HRG e 20 em funcionamento no Hospital Geral de Gurupi e os 10 leitos clínicos no HRG”, disse.

A diretora geral do Hospital Regional de Gurupi (HRG), Cristiane Uchôa, ressalta que “esta reabertura de 10 leitos de UTI convencionais na nossa unidade hospitalar, é um reflexo do trabalho desenvolvido pelo Governo do Tocantins, e por todos os profissionais de saúde que trabalham com muita dedicação no enfrentamento a essa pandemia”, afirma.

Mais revitalizações no HRG

Além da reabertura dos leitos de UTI convencionais, o HRG irá retornar a oferta de exames de mamografia e a inauguração do novo espaço do Serviço de Atenção Especializada às Pessoas em Situação de Violência Sexual (SAVIS), que na unidade é denominado Projeto Girassol.