Governo do Tocantins orienta Serviços de Média e Alta Complexidade sobre preenchimento do Censo SUAS 2021

  • 25/Out/2021 16h52
    Atualizado em: 25/Out/2021 às 16h55).

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), prossegue realizando orientações Online aos 139 municípios tocantinenses sobre o preenchimento do questionário Censo SUAS 2021. Desta vez, as orientações são voltadas aos Serviços de Média e Alta Complexidade, e acontecem nessa terça e quarta-feira, 26 e 27, por meio do Google Meet.

A ação será realizada pela gerência de Proteção Social Especial (PSE) da Setas, e é direcionada aos técnicos dos Centros de Referências Especializados em Assistência Social (Creas), Centro Dia e similares, Acolhimento Institucional e Acolhimento.

A gerente de PSE, Canilda Cruz, lembra que o não preenchimento dentro dos prazos pode impactar em bloqueio dos recursos financeiros. “As orientações ocorrerão conforme cronograma, para que possamos sanar todas as dúvidas, possibilitando a todos preencherem os formulários dentro do prazo”, ressaltou ela.

Cronograma para orientações

Na terça-feira, 26, de 8h às 11h30, recebem orientações os técnicos dos Creas; e das 14h30 às 17h, os técnicos dos Centros Dia e similares.

Na quarta-feira, 27, das 8h às 10h30, será a vez das Unidades de Acolhimento municipal e estadual; e das 14h às 16h30, os técnicos do Família Acolhedora.

As orientações, para os dois dias, podem ser acessadas por meio do link: https://meet.google.com/prt-wxxm-ipx

Censo Suas

O Censo é um processo de monitoramento do Suas, realizado anualmente, e que permite traçar um retrato detalhado da assistência social no país, de forma a monitorar as unidades, atividades, serviços prestados e o perfil dos trabalhadores.

Proteção Social Especial

A Proteção Social Especial (PSE) organiza a oferta de serviços, programas e projetos de caráter especializado, que têm por objetivo contribuir para a reconstrução de vínculos familiares e comunitários, o fortalecimento de potencialidades e aquisições e a proteção de famílias e indivíduos para o enfrentamento das situações de risco pessoal e social, por violação de direitos.