Adetuc retoma projeto da Sexta Cultural

  • 20/Out/2021 14h30
    Atualizado em: 20/Out/2021 às 14h33).

Projeto aprovado pelo Conselho de Cultura será executado em 2021 e 2022 de forma itinerante e reunindo diversas atrações.

Considerado um dos maiores eventos do calendário cultural do Tocantins, que conta com diversas atrações gratuitas, entre shows, intervenções artísticas circenses, dança e manifestações populares, além de exposição e comercialização de artesanato e de comidas regionais, a Sexta Cultural será retomada neste ano com continuidade em 2022, mediante a aprovação dos membros do Conselho de Política Cultural do Tocantins (CPT-TO), para a execução do edital que atenderá diversos artistas e levará o projeto, executado em Palmas, a outras cidades do Estado.

A 8ª reunião ordinária do CPT-TO, ocorrida nessa terça-feira, 19, por videoconferência, pautou diversos assuntos relacionados ao setor de cultura do Estado, sendo conduzida pela presidente em exercício, Meire Maria, juntamente com a secretária geral, Luara Aquino, com a participação da vice-presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Mounira Hawat e do superintendente da cultura, Relmivam Milhomem.

Durante a reunião, a secretária geral, Luara Aquino, apresentou a proposta de aquisição de obras de arte e artesanato, por meio de edital, para formação de acervo cultural e circulação, aprovado por todos os membros do Conselho. “Esse é um projeto muito importante e contar com a compreensão do Conselho de Cultura e o apoio do Governo do Tocantins, por meio da Adetuc, irá permitir que a nossa cultura e nossos artistas sejam mais valorizados”, defendeu Luara.

Ainda foram mencionados os projetos de adequação de som, luz e palco do Memorial Coluna Prestes, Avança Cultura 2021/2022; Encontro das Rabecas e Violas de Buriti; Festival de Festivais do Tocantins e proposta que prevê a elaboração de material promocional para o artesanato e manifestações culturais do Tocantins, que devem ser apresentados no próximo encontro dos membros.

Ao citar os projetos a serem executados, o superintendente da cultura, Relmivam Milhomem, destacou a parceria do Governo do Estado com os membros do Conselho. “É importante ver os representantes da sociedade e organizações atuando junto com o Governo, principalmente nas políticas culturais. Hoje aprovamos o projeto da Sexta Cultural e outros projetos, para que possamos fazer esse planejamento e pensar essas políticas dialogando com o conselho”, frisou Relmivam.

Já a vice-presidente da Adetuc, Mounira Hawat, mencionou que as demandas que chegam do Conselho de Cultura têm sido ouvidas pelo Governo do Estado. “Estamos buscando implementar as propostas dentro da nossa estrutura, pois sabemos que essa formulação de projetos de forma colaborativa garantirá uma maior abrangência das ações no atendimento de toda a classe cultural”, completou.

Os membros do conselho também discutiram outras pautas, a exemplo da retomada das reuniões de forma presencial e as mudanças do regimento interno do CPT-TO. A presidente do conselho, Meire Maria, também usou o espaço da reunião para explanar sobre a participação da cultura na Abav Expo & Collab 2021. “Foi um momento muito especial, ver a nossa cultura sendo levada às feiras novamente e mostrada ao mundo. Essa integração do Turismo e da Cultura irá fortalecer nossos artistas e apresentar, cada vez mais o Tocantins como nós conhecemos”, completou ao avaliar positivamente a participação das manifestações culturais nas feiras e exposições.