Cinema nas Redes promove debates no Instagram a partir da exibição de filmes com a temática Mulher

  • 15/Out/2021 14h04
    Atualizado em: 15/Out/2021 às 14h15).

Mostra teve início em setembro e segue até novembro pela MPC Filmes em parceria com 27 universitários de todo o Brasil

Uma Mostra de cinema formatada para a realidade do Novo Normal, o Cinema nas Redes usa o Instagram como sua principal plataforma. Realizada pela MPC Filmes, com produção de estudantes universitários dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal, a mostra promove a exibição de filmes e debates com a temática Mulher, entre os meses de setembro e novembro.

Cada estudante realizará 8 live-debates em seus perfis no Instagram, e terá como convidados realizadores dos filmes e especialistas na temática proposta. Os filmes são disponibilizados por links, de forma gratuita, no perfil dos Agentes Mobilizadores e da MPC Filmes, para quem quiser assistir. As próximas live-debates serão dias 23 e 24de setembro e 16 de outubro, respectivamente nos perfis dos universitários de Alagoas, Espírito Santo, Roraima, São Paulo e Tocantins.

Entre os títulos selecionados estão Mexeu com uma, mexeu com todas, de Sandra Werneck, que reúne depoimentos de mulheres que sofreram abuso sexual, além dos curtas Seremos Ouvidas, de Larissa Nepomuceno, com mulheres do Movimento Feminista Surdo, e da animação Carne, de Camila Kater.

Entre os universitários estão estudantes dos cursos de Direito, Antropologia, Jornalismo, Letras, História, Música, Ciências Sociais, Artes Visuais, Geografia, Produção Audiovisual, Gestão Pública e Enfermagem. Eles foram contratados para serem os Agentes Mobilizadores da Mostra em suas cidades.

Para saber a programação das exibições e debates, basta seguir os perfis da MPC Filmes (@mpcfilmes) ou dos respectivos estudantes em cada cidade.

O projeto é produzido pela MPC Filmes e conta com patrocínio do Instituto CNP Brasil, da Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

No Tocantins, a Agente Mobilizadora do Cinemas nas Redes é a estudante de Gestão Pública, Deyze dos Anjos, que neste sábado, 16, apresenta a terceira live da série, debatendo o filme Carne, de Camila Kater.

A live tem início às 20h, com transmissão no instagram @deyzedosanjos

Conforme Deyze, o terceiro debate será realizado pelo @silviomatheus81, um trabalhador que já foi descarregador de uma empresa e hoje é um intelectual do Mundo do Trabalho e das Relações Raciais. O @silviomatheus81 sabe o que fala, por que fala e por quem fala. Há uma sabedoria do provérbio africano, que nos ensina: “O Caçador não se esfrega com gordura e vai dormir junto com fogo”.

Quem é ele?

Sergipano na diáspora, é Pós-Doutorando em Sociologia na Universidade Estadual de Campinas – @unicamp.oficial. Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade de São Paulo – @usp.oficial . Mestre em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos – @ufscaroficial. Licenciado em Ciências Sociais pela UNESP – Campus Araraquara e Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Sergipe – @ufsoficial. Autor da Tese: Experiências de Desigualdades Raciais e de Gênero. Narrativas sobre Situações de Trabalho em uma Fast Fashion, defendida em 2019 na USP.

Sinopse do Filme

Título: Carne, De Camila Kater(Documentário, Brasil / Espanha 12’, 2020)

Trailer: https://www.youtube.com/watch?v=8MW4EbAB7Sg

Sinopse: Crua, Mal Passada, Ao Ponto, Passada e Bem Passada. Cinco mulheres compartilham experiências íntimas e pessoais sobre sua relação com o próprio corpo desde a infância até a terceira idade.