IV Jogos tradicionais Krahô, em Itacajá teve início no sábado 25 e segue até dia 30

  • 27/Set/2021 17h48
    Atualizado em: 27/Set/2021 às 17h54).

Os jogos promovem intercâmbio esportivo-cultural entre povos indígenas e impulsiona tradições e valores culturais krahô.

Com corpos pintados e adereços que representam suas tradições e ancestralidades, indígenas Krahô se reuniram na da Aldeia Manoel Alves Pequeno, em Itacajá, com intuito de fortalecer e preservar os costumes e tradições, durante o IV Jogos Tradicionais do Povo Krahô, que acontece entre os dias 25 e 30 de setembro.
O evento conta com o apoio do Governo do Tocantins, por meio da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc).

Organizado pelo vereador de Itacajá, Renato Yahê, o evento reúne cerca de 500 atletas indígenas de aproximadamente 38 aldeias Krahô, além dos parentes Timbiras e outros povos convidados. Contando com competições nas modalidades futebol de campo, arco e flecha, corrida de tora, corrida, natação, canoagem, além de concursos culturais, onde os indígenas apresentam suas tradições na música e dança.

Entre os dias 26 e 28, a equipe técnica de fomento e promoção da cultura da Adetuc, realiza ações de atendimento, na Casa do Artesanato da Aldeia Manoel Alves, com a emissão da carteira nacional do artesanato e orientações sobre a participação dos indígenas em feiras editais de incentivo ao artesanato.

A carteira de artesão confere diversas vantagens, como a possibilidade de participação em feiras de artesanato nacionais e internacionais; permite a participação em oficinas e cursos de artesanato; acesso a incentivos fiscais.

Para o cacique Roberto Krahô a parceria dos povos indígenas com a Adetuc fortalecerá as suas tradições, principalmente no artesanato e festividades. “Nós não tínhamos esse acesso à Adetuc antes, agora estamos sendo ouvidos, recebendo o pessoal aqui na nossa aldeia. Isso vai nos ajudar muito, pois é esse reconhecimento que queremos para que possamos nos fortalecer, pois muitas vezes a nossa cultura se perde por falta de apoio”, afirma o cacique.

O ancião da aldeia, Alcides Marcos Pirca Krahô ressalta que os jogos, que também são celebrados com festas a noite, são muito importantes para celebrar as tradições e passar os costumes às novas gerações de indígenas. "Estamos muito felizes em receber o apoio que estamos tendo, pois só assim conseguimos realizar a nossa festa”, completou o ancião.

Responsável pela realização do evento, o vereador Renato Krahô, revela que a participação do Governo do Estado ampliou a festa na aldeia. “Nosso papel aqui é incentivar a nossa cultura e ter o Governo do nosso lado é algo que nos honra. Queremos agradecer todo o apoio e dizer que nossas tradições ganham mais valor quando temos esse incentivo”, destacou ao mencionar a valorização do artesanato Krahô por meio das ações da Adetuc.

Ao acompanhar as competições de corrida de tora, o presidente da Adetuc, Jairo Mariano, conversou com líderes das comunidades presentes nos jogos e frisou o diálogo e a colaboração do Governo do Estado com os povos indígenas com foco no fortalecimento cultural. “Estamos aqui falando da nossa ancestralidade, da base da cultura brasileira. No Tocantins, são diversos povos indígenas e o nosso objetivo é fazer com que suas tradições estejam vivas dentro da nossa cultura.
Por isso o governador Mauro Carlesse incentiva, por meio da Adetuc, ações de fomento a cultura dos povos originários, pois assim podemos perpetuar seus costumes e apresentá-los ao mundo”, ressaltou Jairo Mariano ao afirmar que os jogos mostram a sociedade as tradições por meio das danças, cantos, pinturas corporais dentre outros ritos.