Adapec é escolhida para participar do projeto-piloto do Ministério da Agricultura sobre segurança alimentar

  • 24/Set/2021 15h11
    Atualizado em: 24/Set/2021 às 15h14).

O projeto analisará na agroindústria se há resíduos contaminantes, proibidos ou além do limite permitido nos produtos de origem animal

A Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec), participa virtualmente de um treinamento, nesta sexta-feira, 24, para colaborar com a execução do Projeto-piloto do Programa Nacional de Controle de Resíduos e Contaminantes-PNCRC, coordenado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O Programa visa promover a segurança química dos alimentos de origem animal ofertados à população.

De acordo com o gerente de inspeção animal da Agência, Antônio Caminha, é uma honra que o Tocantins esteja entre os quatro estados escolhidos, juntamente com Minas Gerais, Maranhão e Santa Catarina. “Isto demonstra o bom relacionamento e a confiança do Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi) no nosso trabalho, bem como ajuda a melhorar a qualidade dos nossos produtos”, disse.

Os trabalhos do Projeto iniciarão em outubro deste ano e consiste na colheita, preparação e envio de amostras coletadas na agroindústria escolhida pelo Mapa. Os materiais serão encaminhados ao laboratório oficial do Ministério da Agricultura, que custeará o processo, para análise de substâncias e a verificação se estão sendo atendidos os limites máximos de resíduos químicos nestes produtos.

Será possível ainda identificar se foi utilizada substância proibida na alimentação do animal abatido ou acima do permitido, por meio de pesquisa de contaminação de carcaça. “Se a amostra der positiva, faremos em conjunto com o Mapa a fiscalização no estabelecimento para adotarmos as medidas previstas nas legislações estadual e federal”, explica Antônio Caminha.

O PNCRC já é executado nas empresas sob o Serviço de Inspeção Federal (SIF). A partir do mês de outubro começará a ser projetado em algumas empresas registradas no Sisbi, que estão sob a responsabilidade dos estados, como é o caso do Tocantins. O Estado conta com 10 estabelecimentos com adesão ao Sisbi, destes um estará envolvido no Projeto.

Participantes

Da Adapec participaram os inspetores de defesa agropecuária que atuam na área de inspeção animal: Leandro Pereira, Nayara Martins, Ângela Borges Pinheiro, Marcela Andrade e Elaine Rosini.