Voluntários do projeto ‘Amigos do rio’ retiram 25 toneladas de lixo do rio Tocantins

  • 20/Set/2021 18h17
    Atualizado em: 20/Set/2021 às 18h21).

Mais de 100 voluntários participaram da ação no município de Peixe

Aproximadamente 25 toneladas de lixo foram retiradas do rio Tocantins neste domingo, 19, durante a realização da 15ª edição do projeto Amigos do Rio, no município de Peixe (TO). Entre os muitos resíduos coletados, os voluntários encontraram até geladeira e fogão.

Cadeiras, caixas de isopor, pneus e uma estante de ferro também chamaram a atenção entre os materiais coletados pelos voluntários. Mas, os objetos mais encontrados durante a coleta foram as sacolas plásticas e garrafas PET.

Mais de 100 voluntários participaram desta edição do evento, realizado pela Prefeitura local, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Saneamento, com a parceria da Energisa.

“Estivemos presentes como colaboradores atuando efetivamente na limpeza do rio. Entendemos que o cuidado com o rio é primordial não apenas por uma questão turística, mas vital para a sobrevivência tanto dos animais que vivem nele quanto da população vizinha ao rio”, comenta o analista ambiental da Energisa Tocantins, Miguel Pinter.

A expectativa é que a próxima edição do Amigos do Rio aconteça em junho de 2022. O evento, que começou com um apelo popular, foi abraçado pela Prefeitura e empresas parceiras.

Peixe possui muitos atrativos, como a Praia da Tartaruga, que conta com uma faixa de 225 mil m² de areias brancas, além das águas transparentes e perfeitas para banhos e práticas de esportes aquáticos.