Chuvas não são suficientes e combate aos incêndios na Serra do Lajeado continuam nesta terça

  • 31/Ago/2021 10h58
    Atualizado em: 31/Ago/2021 às 11h01).

A área de atuação das equipes será a região de Taquaruçu Grande, onde um foco está concentrado

O combate aos incêndios florestais na Serra do Lajeado, em Palmas, continua. Mesmo com as chuvas que caíram na madrugada desta terça-feira, 31, ainda existem diversos focos e as equipes da Força-tarefa vão se concentrar em Taquaruçu Grande, cerca de 08 km da cidade, já na zona rural, em direção a Aparecida ao Rio Negro.

Uma das primeiras ações desta manhã foi o sobrevôo dos técnicos do Centro Integrado de Operações Aéreas (CIOPAER) e Defesa Civil Estadual, para monitorar a situação e montar as estratégias de ação para o restante do dia.

“A chuva é, com certeza, nosso maior parceiro”, reconhece a tenente-coronel Andreya de Fátima Bueno, comandante do 1º Batalhão de Bombeiros Militar. “Para hoje, tínhamos preparado uma força-tarefa ainda maior, com o dobro do efetivo para conseguir extinguir todas as chamas que estavam consumindo a Serra. Felizmente, com as chuvas, vamos continuar os combates empregando as equipes ordinárias, aquelas que temos preparadas para o dia a dia”, completou a comandante.
As equipes já estão em Taquaruçu Grande, por lá devem passar o dia em monitoramento e combate.

“A previsão é de que o sol volte até 12h, e com ele o calor, e consequentemente, as queimadas. Fica o nosso apelo à população para que não coloque fogo em nada, mesmo após essas chuvas iniciais”, disse Andreya Bueno.

A Força-tarefa é composta também pela Brigada Estadual de Combate a Incêndios Florestais, Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), Defesa Civil Municipal de Palmas e Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins).