Estudantes da rede estadual já podem se inscrever na 1ª edição do Canta Tocantins

  • 20/Ago/2021 13h51
    Atualizado em: 20/Ago/2021 às 14h05).

Confira o cronograma de inscrições e competições por regionais e não perca a oportunidade de mostrar seu talento

Estão abertas as inscrições para a 1ª edição do ‘Canta Tocantins das Escolas Estaduais’, lançado pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), em alusão ao Dia do Estudante, comemorado no último dia 11, o projeto tem como objetivo incentivar a prática da arte musical e contribuir com a redução do abandono escolar.

Além disso, o concurso oportuniza a descoberta de novos talentos da música regional, promovendo o resgate de projetos artísticos estudantis, bem como o fortalecimento socioemocional na juventude e a mobilização dos talentos artísticos do público jovem do Tocantins.

O superintendente de Esportes, Juventude e Lazer, Clay Rios, um dos idealizadores do projeto, falou sobre o sentimento que incentivou a criação da ação. “Acredito que a música é essencial na vida dos seres humanos e que nos auxilia a expor sentimentos e superar dificuldades. O Canta Tocantins foi pensado durante a pandemia e surgiu da necessidade de integrar os alunos das 494 escolas do Estado, numa grande rede de apoio e solidariedade. Além, é claro, de oportunizar e reconhecer talentos de nossas crianças e jovens tocantinenses”.

Metodologia do concurso

O concurso vai envolver todas as escolas da rede estadual de ensino, de norte a sul do Tocantins, podendo participar um estudante por unidade escolar, cabe à escola desenvolver a forma de escolha deste estudante. As inscrições serão realizadas por meio das Diretorias Regionais de Educação, Juventude e Esportes.

A competição entre os estudantes vai acontecer no Instagram do Canta Tocantins @canta_tocantins. A cada dia serão lançados duelos até que seja definido o vencedor da regional, e os 13 estudantes selecionados vão para a grande final, em Palmas, prevista para acontecer em 17 de dezembro.

Na Capital, os finalistas, que terão as despesas pagas pela Seduc, farão uma nova apresentação presencial e serão avaliados por uma comissão de jurados. Os vencedores serão premiados pela Educação. Os três primeiros colocados receberão instrumentos musicais, e as escolas dos estudantes vencedores também vão ganhar prêmios.

Participe do Canta Tocantins, o maior festival de canto das escolas estaduais. Um concurso lançado pela Seduc Tocantins para divulgar os talentos dos estudantes da rede estadual de ensino.

Como se inscrever

A inscrição será de responsabilidade da unidade escolar e será realizada via e-mail cantatocantins@seduc.to.gov.br. Cada candidato deverá preencher os seguintes documentos: Formulário com dados pessoais e música escolhida; Autorização dos pais ou responsável; Termo de autorização de uso de imagem e voz; Apresentação de foto digital com fundo branco na vertical (em pé); Produção de um vídeo com a duração de, até um minuto, cantando à capela a música escolhida, gravado na vertical (em pé), sem instrumentos musicais e/ou recursos tecnológicos para modificar a qualidade vocal; Escolha de músicas obrigatoriamente nacionais, não podendo fazer apologia do sexo, ser discriminatória ou ofensiva.

Cronograma de Inscrições

Estão aptos a participarem do ‘Canta Tocantins” estudantes matriculados na rede estadual de ensino com idade até 29 anos; é permitido um representante por instituição, a escolha deste representante fica a critério da instituição de ensino.

Para conferir o edital completo, acesse o link: https://www.to.gov.br/seduc/i-canta-tocantins-das-escolas-estaduais/3c8z9tvp9i20