Poeta Gilson Cavalcante grava poema “Olhos Vazados em Grãos”

  • 05/Ago/2021 14h45
    Atualizado em: 05/Ago/2021 às 14h48).

Poema entra na grade de vídeos produzidos pelo Cidade Perifa TV e pode ser visto no canal no Youtube.

O Projeto “Poetas da resistência”, idealizado pelo Ponto de Cultura Cidade Perifa, colocou no ar esta semana, em seu canal no Youtube, o poeta, jornalista, escritor e compositor radicado no Tocantins, Gilson Cavalcante, declamando o poema “Olhos vazados em grãos”.

Gilson Cavalcante é um proeminente homem das letras que orbita o chão tocantinense. Nascido em Porangatu – GO, em 1954 e residente no Distrito de Taquaruçu, em Palmas/TO, Gilson é premiado, reconhecido, debatido e tema de artigos acadêmicos, a exemplo de O Lúdico em “O Bordado da Urtiga”, publicado pela Doutora em Teoria da Literatura, Hilda Gomes Dutra Magalhães, na Revista Entreletras da Universidade Federal do Tocantins (UFT), em 2011. O artigo é só uma dica para quem deseja conhecer um pouco mais sobre a obra e importância deste grande poeta e artista.

O poema “Olhos vazados em grãos”, aborda a oposição entre a cena agrária, palco de lutas e da lida humana, a utopia produtora e a cidade moderna, que esconde mazelas e amontoa pessoas e demandas em sua verticalidade alienante. Resume Gilson Cavalcante.

Este é o nono poema produzido e publicado pelo projeto “Poetas da resistência”. “O tom provocador e de denúncia do poema, vai ao encontro dos objetivos do projeto e intensifica o diálogo entre produção cultural da periferia e outras vertentes artísticas da cidade”, declara Vitória Alves, do Coletivo Ponto de Cultura Cidade Perifa.

Para assistir Gilson Cavalcante declamando o poema, acesse o link https://youtu.be/3p1gXTxqJkw

O Ponto de Cultura Cidade Perifa, foi contemplado pela Lei Aldir Blanc, do Governo do Estado do Tocantins por meio da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa, com apoio da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.