Naturatins e Fundação do Meio Ambiente farão mutirão de atendimentos a produtores rurais e empreendedores de Palmas

  • 27/Jul/2021 17h06
    Atualizado em: 27/Jul/2021 às 17h14).

Ação acontece nestas quarta e quinta-feira, 28 e 29, no Espaço Cultural, e atendimentos podem ser agendados pelo telefone (63) 99218-0298.

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) realiza nestas quarta e quinta-feira, 28 e 29, o Orienta Naturatins, no Espaço Cultura José Gomes Sobrinho, em Palmas. O evento é um mutirão de atendimentos ambientais e individualizados destinados a produtores rurais, empreendedores, responsáveis técnicos e consultores ambientais. Os atendimentos serão individuais e devem ser agendados pelo WhatsApp através do número (63) 99218-0298.

Durante o evento, os usuários poderão tirar dúvidas sobre licenciamento, recursos florestais, outorgas d’água, serviços de protocolo e jurídico. Outros esclarecimentos como julgamento de multas, prazos para defesa e recursos administrativos, segurança de barragem e carteira de pesca, também serão oferecidos. Na ocasião a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH) estará presente tirando duvidas e realizando o Cadastro Ambiental Rural (CAR).

O Orienta Naturatins vai contar também com a parceria da Fundação do Meio Ambiente de Palmas, que disponibilizará dois técnicos para tirar dúvidas sobre legislação e política ambiental adotadas no município de Palmas e também sobre o Programa Água Viva, que prevê a proteção dos corpos hídricos da Capital.

O agendamento do atendimento é necessário para evitar aglomerações e garantir a segurança sanitária contra a Covid-19.Cada atendimento terá duração de até 30 minutos. Além de Palmas, os municípios de Dianópolis e Mateiros também já possuem datas agendadas para o mutirão de atendimentos. Serão nos dias 04 e 05 de agosto em Dianópolis e 06 e 07 de agosto em Mateiros. O agendamento para os atendimentos presenciais nessas duas cidades também já pode ser feito pelo mesmo número de whatsapp.

Felipe Pimpão, diretor de Gestão e Regularização Ambiental do Naturatins, antecipa que, em Dianópolis e Mateiros, o Orienta Naturatins também vai oferecer esclarecimentos sobre o licenciamento dos atrativos naturais, além das orientações sobre os demais serviços que já são oferecidos.

Segundo o presidente do Naturatins, Renato Jayme, a ação visa aproximar o Instituto do seu público externo, para fins de orientação sobre os serviços do órgão e faz parte das diretrizes do Governo do Tocantins. “As diretrizes do Governo do Estado hoje é de levar informações e facilitar os processos de regularização, reduzir a burocracia e dar celeridade para o desenvolvimento do Estado, sempre respeitando a legislação ambiental” conclui o presidente.

Já o presidente da Fundação de Meio Ambiente, Fábio Barbosa, reforçou que a atual gestão de Palmas tem um compromisso permanente com a proteção e defesa ambiental do município, e consideramos que essa proximidade com o produtor e demais atores que integram o sistema seja salutar para que as ações sejam efetivas.