Cineastas tocantinenses participam de formação na Academia Internacional de Cinema

  • 22/Mar/2021 11h41
    Atualizado em: 22/Mar/2021 às 11h44).

Dois cineastas do Tocantins participam de uma formação profissional em Roteiro Cinematográfico na Academia Internacional de Cinema (AIC), em São Paulo (SP) – Thiago Omena e Kaká Nogueira, de Palmas. Devido à pandemia, a formação acontece totalmente de forma virtual. Na formação, eles recebem bases de escrita do roteiro, como estrutura, conflitos, caracterização, diálogos etc, além de priorizar a prática, por meio de exercícios individuais de escrita. A conquista é resultado de projeto de audiovisual “Onze Minutos Entre Nós”, idealizado pelo ator e cineasta Thiago Omena. O projeto foi contemplado pelo prêmio Aldir Blanc do Governo do Tocantins, com apoio do Governo Federal – Ministério do Turismo –Secretaria Especial da Cultura e do Fundo Nacional de Cultura. Para Thiago Omena, o patrocínio e a formação são de extrema importância para o fortalecimento do audiovisual no Tocantins, capacitando multiplicadores do conhecimento para o desenvolvimento dos roteiros, além da realização de oficinas gratuitas voltadas ao público tocantinense sobre poética narrativa e estruturas de roteiro, elaboração de projetos culturais; som, audiovisual profissional; interpretação e direção de atores para cinema.


Onze Minutos Entre Nós


Após a formação, Thiago Omena iniciará o desenvolvimento de roteiro do longa-metragem Onze Minutos Entre Nós. “A ideia surgiu ao dialogar com uma senhora de história forte, que tinha o so-nho de vera sua história publicada em um livro”, explica. Segundo o artista, o longa narra justamente a trajetória desta senhora que, ainda adolescente e com diversos conflitos em casa, não se sentia parte da família, e decide ir embora. “Mas infelizmente ela acaba sendo abusada por 8 estudantes de Medicina”, adianta o cineasta e ator. Kaká e Nogueira vão desenvolver juntos ainda outro roteiro chamado “O Antiquário Frankl”, adaptação livre da peça produzida pela Cia. Cenaberta de Teatro em 2019,que agora será desenvolvida para o cinema. O projeto também está sendo patrocinado pelo prêmio Aldir Blanc do Tocantins 2020.

Academia

A Academia Internacional de Cinema (AIC) é uma escola de cinema com unidades em São Paulo e no Rio de Janeiro reconhecida pela excelência. São mais de 3200 filmes, ao longo de 15 anos de atividades. Os programas dos cursos, exclusivos e inovadores, combinam teoria aplicada e prática intensiva, ensinando aos alunos as habilidades necessárias para que atuem como profissionais cria-tivos nas diversas áreas do cinema. O corpo docente é composto por professores experientes e cine-astas reconhecidos no mercado nacional e internacional. São mais de 40 cursos que abrangem toda a cadeia produtiva do audiovisual – da ideia à distribuição. (Cinthia Abreu)