Edição 2021 do rally Sertões terá duas provas no Jalapão, uma delas inédita

  • 05/Mar/2021 17h16
    Atualizado em: 05/Mar/2021 às 17h22).

Presidente da Adetuc, Jairo Mariano, participou de reunião de alinhamento com diretor técnico e diretora comercial da competição.

A empresa organizadora do rally Sertões já anunciou a temporada 2021, confirmando a presença do Tocantins em duas ações distintas: o Sertões Séries Baja Jalapão, de 16 a 19 de junho, e a prova inédita Baja Jalapão 500 Milhas, 23 a 27 de junho. Esta e outras informações foram repassadas nesta sexta-feira, 5, ao presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa do Tocantins (Adetuc), Jairo Mariano, durante webconferência, com a diretora comercial Leonora Guedes e o diretor técnico do rally, Edgar Fabri.

Seguindo protocolos de segurança e prevenção à Covid-19, o Sertões chegará à sua 29ª edição de 13 a 22 de agosto, com percurso integral na região Nordeste, com largada no Rio Grande do Norte. Porém, a presença no Jalapão já é uma tradição e um dos momentos mais aguardados pelos participantes. Daí o lançamento da prova Baja 500 Milhas, inspirada em competições realizadas nos desertos da América do Norte. Já o Sertões Series é um campeonato de provas de rally cross country, que neste ano terá três etapas, em São Paulo, Tocantins e Santa Catarina/Rio Grande do Sul.

Ao presidente da Adetuc, os diretores enfatizaram a tradição do Jalapão no rally Sertões, que neste ano terá sua base no município de São Félix, que receberá a equipe organizadora, competidores, jornalistas e turistas. “A cidade precisa estar preparada para receber este público, que em outras regiões chega a movimentar R$ 1 milhão no comércio”, ressaltou Edgar Fabri.

Leonora Guedes enfatizou a importância da parceria com o Governo do Estado, lembrando que há uma preocupação constante em levar benefícios sociais aos municípios que recebem as etapas do rally. Para 2021, a proposta é instalar uma unidade de telemedicina em Mateiros, para atendimento em 16 especialidades.

“O Governo do Tocantins reconhece a importância do rally Sertões na divulgação das belezas do Jalapão e na realização de suas atividades sociais, que são sempre bem-vindas”, disse Jairo Mariano, ao ressaltar que levará ao governador Mauro Carlesse as demandas relacionadas ao acesso e fortalecimento ao trade turístico e comércio local.