Aniversário da mística tia Romana é marcado por lançamento do projeto Mãe Romana de Natividade, 80 anos E+

  • 23/Fev/2021 10h41
    Atualizado em: 23/Fev/2021 às 10h49).

Nesta segunda-feira, 22, a nativitana Romana Pereira da Silva, Tia Romana para uns, Mãe Romana para outros, completou 80 anos de vida terrena. A data foi comemorada com uma confraternização em sua casa, que também abriga o Centro Bom Jesus de Nazaré ou Casa da Mãe Romana, com comes e bebes e a projeção de um vídeo com depoimentos de pessoas que a conhecem, que fizeram pesquisas, matérias entre outros e que de qualquer lugar a parabenizou pelo seu aniversário. Devido a pandemia do novo coronavírus, o número de convidados presentes foi limitado, e ainda contou com apresentações artísticas espontâneas.

O ponto alto da festa foi o lançamento do Projeto Mãe Romana de Natividade, 80 anos E+, contemplado pela Lei Aldir Blanc, que conta com a parceria da Associação Comunitária Cultural de Natividade (Asccuna) e será executado durante 11 meses.

Conforme a Asccuna, o projeto vai viabilizar um grande e importante acervo, que por muitos anos vai poder ser utilizado para divulgação do espaço, além de marcar um importante período que o mundo todo está passando. O acervo será armazenado em HDs e nas nuvens; além de ter uma cópia de segurança sob o poder da Asccuna, entidade da qual a Mãe Romana tem parceria.

Simone Camelo explica que a execução do projeto vai atender a uma grande demanda que busca informações, constantemente, sobre a Mãe Romana de Natividade. “O conhecimento é importante para que sejam quebrados preconceitos. Com certeza, será dada oportunidade a essa mulher negra, líder espiritual, sem recursos financeiros, que aos 80 anos tem muito mais a ser contado e ensinado a todos”, afirma.