Adetuc e UFT alinham propostas para colaboração mútua nas áreas do turismo e cultura

  • 20/Fev/2021 11h11
    Atualizado em: 20/Fev/2021 às 11h16).

Educação patrimonial, administração do Museu de Arraias e formação continuada estão entre as futuras ações.

Detentora de dois cursos de Turismo, nos campus de Arraias e Araguaína, a Universidade Federal do Tocantins (UFT) tem muito a colaborar, também, em projetos de pesquisa, formação cultural, patrimonial e para atividades da economia criativa. Com a perspectiva de firmar parceria neste sentido, o presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Jairo Mariano, recebeu a vice-reitora da instituição de ensino, Ana Lúcia de Medeiros, e a coordenadora do Curso de Turismo Patrimonial e Socioambiental em Arraias, Valdirene Gomes.

Durante a reunião, que também contou com a participação das superintendentes de Turismo, Maria Antônia Valadares, e Cultura, Lorena Ribeiro, e da gerente de Acervos e Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural, Alline Alves, foram abordadas diversas ações, incluindo a renovação do termo de cooperação para o gerenciamento e manutenção do Museu Histórico de Arraias, que inclui a Prefeitura Municipal.

A formação de guias, incluindo qualificação específica para o turismo histórico, poderá ocorrer por meio do sistema de educação a distância, envolvendo a expertise da Secretaria de Educação, conforme sugeriram das representantes da UFT, que também convidaram o presidente para a inauguração do Laboratório de Gastronomia do Câmpus de Arraias, com data a definir. “Este é um equipamento muito importante para fortalecer a cadeia turística”, ressaltou Ana Lúcia, enquanto Valdirene abordou as conquistas do Festival Gastronômico de Arraias.

“Temos estudos que apontam que o turismo vai explodir no pós-pandemia, e precisamos estar preparados, atuando desde já com os marcos regulatórios”, pontuou a vice-reitora, ao elogiar a disposição do presidente da Adetuc às parcerias, abrindo as portas da UFT ao Estado.

“Está na hora de nos unirmos para darmos uma contribuição mais expressiva a este importante setor da economia tocantinense, e queremos a parceria da UFT neste processo”, disse Jairo Mariano, completando que todo o planejamento das ações será apresentado ao governador Mauro Carlesse, que entende a necessidade de desenvolvimento de ações de curto e médio prazo para uma cultura conectada ao turismo.