Parceria entre Adetuc e IFTO nas áreas de extensão e pesquisa busca fortalecer setor da economia criativa

  • 19/Fev/2021 15h40
    Atualizado em: 19/Fev/2021 às 15h56).

Ações conjuntas visam fortalecer os setores de cultura, turismo e economia criativa do Estado

Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) e o Instituto Federal do Tocantins (IFTO) firmaram  abrirá a possibilidade para diversas ações conjuntas em 2021, entre elas o levantamento de informações para o Observatório do Turismo e para o inventário dos municípios com potencial turístico, realização de atividades culturais e capacitações profissionais.

O alinhamento de ações ocorreu em reunião realizada nesta sexta, 19, entre o presidente da Adetuc, Jairo Mariano, e o reitor do IFTO, Antônio da Luz Júnior. Também participaram, as superintendentes de Turismo, Maria Antônia Valadares, e Cultura, Lorena Ribeiro, e o chefe de gabinete do Instituto, Milton Maciel. “O Governo do Estado está aberto para desenvolver uma parceria sólida com a instituição”, ressaltou Mariano. “O governador Mauro Carlesse enxerga a IFTO como um parceiro estratégico, principalmente no fortalecimento da economia criativa, que gera emprego e renda para os tocantinenses”, completou.

Para o reitor, a presença do Governo é uma oportunidade para agregar valor às atividades do IFTO, que vão muito além do ensino, realizando importantes projetos de pesquisa e extensão que beneficiam as comunidades dos 11 municípios onde a instituição está presente, e seus entornos. “É importante para nós que o Governo indique seus interesses”, lembrou.

A princípio, foram levantadas possibilidades de parceria no projeto Circuito Cultural, que levará apresentações itinerantes de artistas regionais para vários municípios, cursos de capacitação para áreas artísticas, formação bilíngue (inglês e espanhol) para guias e condutores de turismo, absorção de alunos nas ações de levantamento de dados turísticos, entre outros.