Gestores de Saúde da Região do Cantão se reúnem em Paraíso e elegem representantes para o Cosems

  • 19/Fev/2021 11h06
    Atualizado em: 19/Fev/2021 às 11h12).

A cidade de Paraíso do Tocantins sediou nessa quinta-feira, dia 18, a 1ª Reunião dos Gestores de Saúde da Região do Cantão. O encontro, promovido pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (COSEMS-TO), aconteceu no Auditório da Prefeitura, e contou com a presença do prefeito Celso Morais e secretários e representantes de 15 municípios da região.

A abertura do evento contou com as presenças do Diretor Financeiro do COSEMS-TO, Rondinelly Souza; do Coordenador de Apoio, Francisco Rubens; da Diretora do Hospital Regional de Paraíso, Leiliani Alves da Silva e do Secretário Municipal de Saúde, Allérico André. O prefeito Celso Morais participou do evento durante as palestras ocorridas no decorrer do evento.

A programação contou com apresentação dos secretários municipais de saúde da Região Cantão, da Diretora do Hospital Regional de Paraíso, Leiliani Alves da Silva, e palestras sobre financiamento do Sistema Único de Saúde, prestação de contas e pandemia da Covid-19.

De acordo com o Coordenador de Apoio da COSEMS, Francisco Rubens, a reunião tratou sobre desafios para os Secretários de Saúde. “Estamos tratando sobre os aspectos principais que eles têm como gestores para fazer uma gestão de excelência em seus municípios”, explica.

Na avaliação de Arllérico André, encontros como este reforçam a troca de experiências na área da saúde. “É importante esta troca de experiências para compartilharmos como os municípios estão trabalhando neste momento de pandemia”, destaca o secretário.

Ao final da programação foram escolhidos os representantes da região do Cantão para o COSEMS, onde foram eleitos o secretário de Saúde de Paraíso, Arllérico André como representante titular, tendo como primeira suplente a secretária de Pugmil, Aurora Alves do Nascimento e a secretária Municipal de Pium, Neila Barros, como segunda suplente.