Ministro da Educação Milton Ribeiro visita o Tocantins para acompanhar aplicação do Enem Digital 2020, em Palmas

  • 01/Fev/2021 11h46
    Atualizado em: 01/Fev/2021 às 11h50).

Acompanhado do vice-governador Wanderlei Barbosa o ministro esteve na Universidade Estadual do Tocantins (Unitins).

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, esteve em Palmas neste domingo, 31, para visitar os locais de aplicação da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, versão digital. A prova, que começou neste domingo e prossegue no próximo dia 7, está sendo aplicada em 104 cidades do Brasil, como parte de um projeto-piloto.

O ministro foi recepcionado no aeroporto Brigadeiro Lysias Rodrigues pelo vice-governador do Estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa, e pelo chefe de Gabinete do Governador, Sebastião Albuquerque, que o acompanhou até a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), onde parte dos alunos tocantinenses fizeram a prova. De acordo com o ministro Milton Ribeiro, o Tocantins foi escolhido para fazer parte desse projeto graças à boa relação com o Executivo Estadual.

"O Enem é fundamental para o acesso dos alunos, sobretudo, porque 50% das vagas de universidades públicas federais são reservadas aos alunos oriundos de escolas públicas. Essa é a razão da insistência que temos com relação a poder ter esse momento do exame do Enem. Essa modalidade, que é nova, embora a redação seja manuscrita, ela vai dar uma flexibilidade para que a gente possa evitar, por exemplo, gastos que temos hoje com logística e com impressão, e quem sabe no futuro próximo tenhamos essa prova nesse modelo digital. O Tocantins foi escolhido, primeiro, porque é um estado novo, progressista e com gente séria na administração. Eu tenho uma boa relação com o governador e com o vice-governador e demais membros, que são pessoas que estão levando a sério a gestão pública, e isso para mim tem uma importância muito grande”, destacou o Ministro.

Para o vice-governador Wanderlei Barbosa, essa é uma boa oportunidade tanto para os alunos do Tocantins, quanto para a Rede Estadual de ensino mostrarem suas qualidades através do Enem digital do MEC.

"É uma honra para nós fazer parte deste projeto-piloto do MEC, que busca maneiras de tornar o Enem 100% digital no futuro. Graças à boa estrutura que temos em nossa rede de ensino, fomos escolhidos para fazer parte deste grupo seleto de cidades. Nossos alunos certamente terão um bom desempenho na prova, graças à qualidade do ensino da rede estadual. Junto com o governador Mauro Carlesse, somos parceiros do Ministério e estamos prontos para receber os inscritos nesta etapa da avaliação. Garantimos que, no próximo domingo, na segunda etapa da avaliação, toda a estrutura também estará pronta para receber os alunos", afirmou o vice-governador.

Enem Digital conta com mais de 96 mil inscritos em todo o Brasil

Para a aplicação do modelo-piloto do Enem, que também ocorrerá no próximo domingo, 7, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou 100 mil inscrições, com 96.086 participantes confirmados em todo o país.

Neste domingo, 31, foram aplicadas as provas com questões de Linguagens, Ciências Humanas e Redação. Já no próximo domingo, as áreas abordadas serão no campo da Matemática e Ciências da Natureza.

Ministro visita Escola de Tempo Integral que é modelo de referência no Estado

Antes de visitar a Unitins, o ministro Milton Ribeiro conheceu as instalações da Escola Estadual de Tempo Integral Elisângela Glória Cardoso, na região sul de Palmas, junto com o vice-governador e com a titular da Secretaria de Estado de Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar.

A secretária Adriana Aguiar frisou a importância da vinda do ministro para Palmas, destacando ainda o compromisso da Seduc na preparação dos alunos. "Muito importante a visita do ministro ao nosso Estado, principalmente para mostrar a transparência do Enem Digital, que é uma inovação. É muito importante que ele venha e veja que tudo foi preparado com muita seriedade. Isso reflete em todo nosso trabalho na Secretaria de Educação, que preparou os alunos muito bem, apesar desse momento desafiador da pandemia. Tivemos a oportunidade de mostrar também ao ministro, os ônibus escolares, frutos do programa Toca Pra Escola, que ainda estão estacionados na Praça dos Girassóis, mas que logo serão entregues aos alunos da rede estadual de ensino”, comentou”, comentou.