Autoridades reforçam Municipalismo durante encontro de novos prefeitos promovido pela ATM

  • 19/Jan/2021 17h34
    Atualizado em: 19/Jan/2021 às 17h41).

Cerca de 80 prefeitos do Tocantins eleitos em 2020 participaram nesta terça-feira, 19, em Palmas, do Encontro Tocantinense de Novos Gestores, promovido pela Associação Tocantinense de Municípios (ATM). Reunidos no auditório da entidade, os novos gestores ouviram discursos de autoridades estaduais e foram incentivados pela ATM a engajarem ao movimento municipalista e se manterem unidos em prol da entidade e dos Municípios tocantinenses.

A programação do evento teve como focou a apresentação de premissas inicias de gestão para esse início de mandato. “Temos palestras enriquecedoras que trazem orientações, mas também alertas aos gestores sobre procedimentos iniciais para este mandato que começa. O intuito da ATM é capacitar os gestores, mas também engajá-los no Municipalismo e uni-los em prol dos mesmos propósitos de desenvolvimento dos municípios tocantinenses”, disse o presidente da ATM, ex-prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano.

Dentre os temas do evento estavam os desafios dos Municípios neste ano de 2021, Controle Externo, Marco do Saneamento, Regularização Fundiária, Controle Social, Transparência, Convênios, captação de recursos e programas educacionais – assuntos apresentados por palestrantes de diversas instituições e órgãos parceiros convidados pela ATM.

A entidade representativa dos Municípios reforçou em seus discursos a importância da união dos gestores. “O Municipalismo nunca esteve tão vivo no Tocantins. Precisamos estar cada vez mais unidos para conquistarmos grandes benefícios”, disse o prefeito de Talismã, Diogo Borges, eleito para presidir a ATM ao biênio 2021/2022.

Governador

Defensor de uma gestão municipalista, o governador Mauro Carlesse, fez questão de participar do encontro na manhã desta terça-feira, 19. Em seu pronunciamento, que marcou a abertura do ciclo de palestras do Encontro Tocantinense de Novos Gestores, o governador Mauro Carlesse apresentou em primeira mão um novo projeto que vai aumentar a receita de todos os municípios.

"Ontem, a vacina chegou para o estado do Tocantins e isso é de uma alegria imensa para todos nós. Todos os prefeitos já estão sendo orientados para esta primeira etapa, na qual vamos priorizar o grupo de risco e seguir com o plano de imunização. Somado a esse novo cenário, conseguimos enquadrar o Tocantins por dois anos seguidos dentro da LRF [Lei de Responsabilidade Fiscal], deixando o Estado apto para adquirir recursos e investimentos. O cidadão quer saber é de oportunidades e precisamos voltar com elas. Adianto aqui, em primeira mão, um projeto da Secretaria da Fazenda que vai abrir um canal direto com os municípios, e conforme o Estado for melhorando mais ainda sua saúde financeira, vamos conseguir aumentar a parcela de repasse do Fundo de Participação dos Municípios, dando condições para que as cidades se desenvolvam cada vez mais”, assegurou.

Vice-governador

O vice-governador Wanderlei Barbosa, também prestigiou o Encontro Tocantinense de Novos Gestores, e reafirmou a importância da ATM como entidade representativa.

"A ATM é uma entidade muito organizada e importante para todos os municípios do Tocantins. No Palácio Araguaia, estamos à disposição para receber todos os gestores, independente de questões partidárias. Essa é uma parceria que vamos manter ativa, por meio da ATM, nosso desejo é que todas as demandas dos prefeitos cheguem também até nós, vamos ajudar nessa missão. Vamos crescer e desenvolver juntos. O estado já está enquadrado na LRF e devemos ser parceiros no desenvolvimento de todas as regiões do Estado", destacou o vice-governador.

Presenças

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins (Aleto), deputado Antonio Andrade, acompanhado de demais parlamentares da Casa de Leis, marcaram presença ao encontro.

Também estiveram presentes o superintendente da Caixa Econômica Federal do Tocantins, Valter Luiz, e o prefeito do município de Talismã, Diogo Borges, eleito nesta semana como o novo presidente da ATM. A posse está marcada para ocorrer no mês de fevereiro