Adapec intensifica fiscalização de combate ao transporte e comercialização de produtos clandestinos de origem animal

  • 26/Nov/2020 16h18
    Atualizado em: 26/Nov/2020 às 16h23).

Foram realizadas quatro blitz com abordagens de 75 veículos utilitários e de cargas.

Com o objetivo de combater o transporte clandestino de produtos de origem animal e promover uma ação de educação sanitária, o Governo do Tocantins, por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) realizou nesta semana entre os dias 23 e 25, quatro blitz nas rodovias TO-030, TO-080 e TO-010, onde foram abordados cerca de 75 veículos utilitários e de cargas, considerados possíveis transportadores desses produtos.

Segundo o gerente de inspeção animal da Adapec, Antonio Caminha, nas abordagens realizadas pela equipe de inspeção não foram encontradas irregularidades, os produtos encontrados possuíam selo de inspeção e estavam dentro das normas sanitárias. “Avaliamos como positiva esta ação, pois como não encontramos cargas irregulares no transporte de produtos de origem animal, é um demonstrativo que os empresários e a população estão cada vez mais conscientes sobre a comercialização e o consumo de alimentos com qualidade, devidamente inspecionados pelos órgãos oficiais,” disse Antônio Caminha.

As blitz aconteceram com a equipe de combate a clandestinos do setor de inspeção animal da Agência e apoio da barreira volante da regional da Adapec de Palmas, que estavam posicionadas na rodovia TO-080, em frente a Garagem Central do Estado na entrada da Capital; na TO-010 saída para Miracema e na TO-030, próximo ao distrito de Taquaruçu. Foram verificadas as cargas e a documentação de origem dos produtos, condições de higiene e temperatura.

A proposta é de que as ações continuarão ocorrendo em todo o Estado, sobretudo no entorno das maiores cidades.