No Dia Mundial do Doador Voluntário, Hemocentro de Palmas homenageia doadores de sangue

  • 25/Nov/2020 15h48
    Atualizado em: 25/Nov/2020 às 15h51).

Ação foi realizada nesta quarta-feira, 25, Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue

O Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue é celebrado anualmente no dia 25 de novembro, uma data criada com o objetivo de reconhecer o trabalho importante feito pelos doadores. Como forma de homenagear esses parceiros, o Hemocentro Coordenador de Palmas convidou três doadores assíduos para participar de um lanche especial, representando os demais. O lanche foi feito na manhã desta quarta-feira, 25, na unidade.

Para a gerente técnica do Hemocentro Coordenador de Palmas, Eveline Leão Ávila Pessoa, a data é uma oportunidade para valorizar os doadores “esse dia para gente é bastante importante, pois os doadores são nossa jóia rara, nosso tesouro, através deles que a gente consegue abastecer os estoques dos hospitais públicos e privados de todo Estado, por causa deles a gente consegue atender todas as demandas”.

Segundo Eveline, foi necessário fazer uma programação singela, com menos participantes como forma de prevenção à Covid-19. “Este ano convidamos apenas três doadores para representar os demais, mas foi programação feita com muito carinho”, disse a gerente que ainda contou: “nós estamos seguindo todos os protocolos para evitar contaminação pela Covid-19, a equipe está treinada, há o distanciamento social, uso de máscara, entre outras medidas”.

O empresário, José das Crianças Lopes da Costa, é doador há nove anos, e conta “faço as quatro doações por ano, estava fazendo as contas, e dá no total umas 36, sempre doando no hemocentro coordenador”. O doador esclarece que a primeira doação foi feita após o convite de uma colega de trabalho “ela me chamou para vir aqui, eu nem sabia meu tipo sanguíneo, aí a servidora do hemocentro me disse que meu tipo sanguíneo é O+ fenotipado, um tipo de sangue bem raro. Então, depois desse dia eu peguei prazer, gosto de vir aqui doar, ajudar as pessoas. Isso é importante, e eu incentivo familiares, amigos e colegas para doar”.

O doador explica que já se sente em casa quando vai à unidade “eu nunca fui tão bem tratado, como sou aqui, eu me sinto em casa, o pessoal dá um atendimento muito bom. Às vezes quando eu não posso vir, eles vão me buscar. E quando fui convidado para participar dessa homenagem, fiquei muito feliz em poder representar os outros doadores”, afirma.

Mais ações

O núcleo de Hemoterapia de Gurupi, também realizou uma programação especial para os doadores, à unidade promoveu um lanche especial e o “Drive Thru” Solidário, onde foram entregues kits para os doadores.