Idealizadores da Campanha de doação de sangue promovida pelo Ciopaer celebram sucesso da ação

  • 24/Nov/2020 09h57
    Atualizado em: 24/Nov/2020 às 10h06).

Segundo os coordenadores, o comparecimento de doadores voluntários superou a expectativa

Sucesso absoluto. Assim pode ser classificada a campanha de incentivo à doação de sangue que foi promovida pelo Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), nessa segunda-feira, 23, nas dependências do Hemocentro, localizada no Hospital Geral de Palmas. Na ocasião, 26 pessoas compareceram até a sede do órgão onde praticaram o gesto de solidariedade e amor ao próximo ajudando a aumentar os estoques de sangue que atendem a população de todas as regiões do Estado do Tocantins e também de estados vizinhos.

Coordenadas pelo delegado Leonardo Garrido e pelo Major Dennys Dalla, que são pilotos do Ciopaer, a campanha foi idealizada com o intuito de incentivar a doação de sangue e também comemorar os 10 anos da chegada da aeronave esquilo B3, também conhecida como “Tocantins 01”, ao Estado, fato que ocorreu no mês de dezembro de 2010, e também celebrar o aniversário de 10 anos de implantação da Unidade Aérea do Tocantins (CIOPAER), que será completado no mês de janeiro de 2021.

O evento teve início às 8h da manhã e contou com a presença de grande parte do efetivo do Ciopaer. Na oportunidade, os integrantes da Unidade Aérea também promoveram um bate-papo com a intenção de tirar dúvidas sobre o funcionamento da Unidade Aérea, bem como detalharam os requisitos para se tornar um aviador. Além disso, a equipe do Ciopaer retribuiu o carinho de seus seguidores com a entrega de camisetas, canecas, pads, mouses e adesivos em alusão aos seus quase 10 anos de atuação, período em que realizou centenas de missões de busca, salvamento e resgate em todo o território tocantinense e também prestou apoio a outras unidades da federação quando requisitado.

Segundo o comandante Garrido, o evento superou todas as expectativas, uma vez que dezenas de pessoas compareceram ao Hemocentro e aderiram à campanha atendendo ao apelo do CIOPAER. “Ficamos muito contentes com a participação dessas pessoas que, de forma espontânea, compareceram até o HGP na sede do Hemocentro e fizeram esse gesto de amor para com o próximo”, frisou o delegado.

Além disso, Leonardo Garrido também explicou que a campanha de doação de sangue foi idealizada pelo Ciopaer visando aumentar os estoques de sangue do Hemocentro, visto que os mesmos estavam muito baixos. “Dentre as ações diárias executadas pelo Ciopaer está o serviço de resgate aeromédico quando transportamos para o HGP, em Palmas, vítimas de acidentes de trânsito e demais ocorrências que resultam em ferimentos, muitas vezes de alta intensidade e que demandam a necessidade da utilização de grande quantidade de sangue durante as cirurgias. Desse modo, sensíveis à causa da baixa doação de sangue, tivemos a ideia de promover essa campanha no sentido de incentivar a doação de sangue e ajudar a salvar vidas”, ponderou o delegado.

Para o major Dennys Dalla, um dos idealizadores da campanha e também piloto do Ciopaer, poder contribuir com o próximo foi o sentimento que motivou a Unidade Aérea a lançar a ação . “Hoje, por meio dessa campanha, foi possível ajudarmos o nosso próximo de uma maneira diferente da forma que estamos normalmente acostumados a fazer, quando realizamos resgates e transporte aeromédico por todo o Estado. Sentimos a necessidade de incentivar a toda comunidade para que doe sangue e ajude a salvar mais vidas, que inclusive pode ser a do próprio doador ou a de um ente querido seu”, ressaltou.

Major Dalla disse ainda que a equipe do CIOPAER ficou surpresa com a grande adesão de pessoas à campanha de doação de sangue. “Estamos duplamente felizes por poder ajudar ao próximo e por saber que tantas pessoas atenderam ao nosso chamado e compareceram ao Hemocentro para doar sangue e contribuir para a construção de uma sociedade mais solidária”, frisou Dennys Dalla.