Comercializando leite in natura e gado de corte a Vallecoop está presente em 17 municípios tocantinenses

  • 18/Nov/2020 15h18
    Atualizado em: 18/Nov/2020 às 15h21).

Ligada ao Sistema OCB/TO a cooperativa busca fortalecer as cadeias do agro através do cooperativismo

Em Araguaína, no norte do Tocantins, a Vallecoop, Cooperativa de Produtores do Vale do Araguaia, organiza a captação e comercialização do leite (in natura) pelo Programa Mais Leite e a comercialização do bovino de corte pelo Programa Mais Carne. Atuando desde 2000, hoje conta com 701 cooperados em 17 municípios tocantinenses.

Além disso, a Vallecoop mantém uma loja de produtos agropecuários, fornecendo insumos aos cooperados de forma competitiva e viabilizando a produção. A loja está localizada na área do Parque de Exposições Dair José Lourenço, em Araguaína.

Embora o período pandêmico tenha reduzido a comercialização de produtos, bem como a participação dos cooperados na cooperativa, há o desejo de se desenvolver a quantidade e qualidade de produtos. E para atingir esse objetivo, conta com a parceria do Sistema OCB/SESCOOP-TO.

“O sistema OCB Tocantins tem contribuído muito para o crescimento da cooperativa, essa iniciativa de capacitar pessoas através de cursos, palestras e oficinas on-line tem sido de grande importância. O sistema tem cada vez mais nos mostrado como devemos trabalhar o cooperativismo, principalmente agora durante esse período pandêmico que ficamos longe, mas ao mesmo tempo perto, sempre conectados”, compartilha Eduardo Neves.

Em resposta, o presidente do Sistema OCB/TO, Ricardo Khouri, afirma que o trabalho de suporte fornecido pelo SESCOOP/TO é essencial para o crescimento e desenvolvimento das cooperativas. “Toda a nossa equipe tem o objetivo de fortalecer o cooperativismo no Tocantins e acompanhar de perto cada cooperativa é essencial para a sua expansão”, comenta.

Sobre a cooperativa

Constituída em 20 de outubro de 2000 e com sede em Araguaína, a cooperativa atua também nos municípios de Filadélfia, Palmeirante, Babaçulândia, Nova Olinda, Bandeirantes, Santa Fé do Araguaia, Muricilândia, Aragominas, Araguanã, Xambioá, Wanderlândia, Carmolândia, Piraquê, Colinas do Tocantins, Bernardo Sayão e Arapoema.