Identidade gastronômica das Serras Gerais em oficina do “Sabor que Toca” nesta quinta-feira, 18

  • 18/Nov/2020 09h48
    Atualizado em: 18/Nov/2020 às 10h08).

Salada de fava, purê de abóbora, sirigado do Cerrado, doce de mamão com leite e muitas outras iguarias deliciosas fazem parte da programação do projeto “Sabor que Toca” desta quarta, 18. De realização do Sebrae Tocantins, a oficina foca a identidade gastronômica do Tocantins e está sob a batuta da chef de cozinha Ruth Almeida.

A Live vai trazer oficinas online de gastronomia ministradas pela chef Ruth Almeida e pode ser conferida, de 8 ao meio-dia, pelo Youtube do Sebrae Tocantins (https://www.youtube.com/watch?v=uWaEN1ODmXc&feature=youtu.be). As receitas foram desenvolvidas pela chef Ruth Almeida, a partir de pratos que marcam as raízes gastronômicas da região.

Esta quarta-feira, 18, é o segundo dia de realização da oficina, que teve início na segunda-feira, 17, com a identidade gastronômica do Jalapão. A última etapa acontecerá na sexta-feira, 20, com o Destino Palmas e Taquaruçu.

De acordo com a chef Ruth Almeida, o objetivo é valorizar os sabores e a identidade dessas localidades, a partir de seus produtos originários, história, características e ingredientes diversificados. “Reunimos o que há de melhor em gastronomia em cada uma dessas regiões e transformamos em salgados, doces, que valorizam os produtos da nossa terra, que remetem à história e memória afetiva”, adianta Ruth Almeida.

Para a diretora técnica do Sebrae Tocantins, Eliana Castro, a valorização, o resgate e a proteção dos hábitos e culturas alimentares e que remetam às raízes do Tocantins é uma tendência mundial de mercado. “Reforçamos a valorização da herança cultural gastronômica por meio da presença de ingredientes que são marcantes na culinária tocantinense. Hoje, o mercado pede que a gastronomia traduza de valores culturais, políticos, sociais, econômicos e históricos”, explicou.

Neste contexto, serão apresentadas receitas como cuscuz de farinha, chambari, feijão de corda, carne de sol arretada, costelinha suína, galinha caipira, pudim de pequi, purê de inhame, ceviche de tambaqui, bolo de mandioca, torta de banana da terra e muito mais.

Cronograma:

Destino Serras Gerais (quarta-feira, 18)

Destino Palmas e Taquaruçu (sexta-feira, 20)

Todas as aulas são gratuitas e com transmissão ao vivo

Inscrições: http://portaldeservicos.to.sebrae.com.br/portaldeservicos/, no banner cursos online