Estudantes de Lizarda gravam vídeos sobre o papel de prefeitos e vereadore

  • 26/Out/2020 18h09
    Atualizado em: 26/Out/2020 às 18h12).

Com o objetivo de sensibilizar os jovens para atuarem ativamente no processo eleitoral, o Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins incentivou estudantes de uma escola pública de ensino a gravarem vídeos sobre o que eles sabem a respeito dos cargos eletivos de prefeito e vereador, cuja eleição acontece este ano no próximo dia 15 de novembro.

A ação foi desenvolvida pelo projeto Agentes da Democracia – Formação de eleitores e políticos do futuro com estudantes do 6º ao 9º ano (fundamental II) do Colégio Estadual 31 de Março, em Lizarda. Ao todo, 131 alunos participaram do concurso.

Em tempos de pandemia, todo o processo foi realizado de forma virtual. Para participar, era necessário que os estudantes gravassem e enviassem vídeos de até dois minutos falando sobre o que faz um prefeito e/ou os vereadores.

Os melhores vídeos foram escolhidos por uma comissão. A estudante Jardiane Ribeiro Alves, do 1º ano de Ensino Médio, ficou em 1º lugar. No vídeo ela explica a função do vereador: “Nos dias de hoje, é muito comum os eleitores terem dúvida, eles perguntam a todo instante: qual a real função de um vereador? O vereador é membro do poder legislativo, eleito pelo povo, tendo como função legislar, ou seja, criar leis que tornem a sociedade mais justa e humana”. Ainda no vídeo, a jovem alerta sobre a importância do voto consciente. “Nas eleições de 2020 não esqueça de escolher bem seus candidatos, vote com consciência”, destaca.

Jovens Eleitores

O Projeto Agentes da Democracia – Formação de Eleitores e Políticos do Futuro é desenvolvido pela Escola Judiciária Eleitoral Ministro Humberto Gomes de Barros e esta ação teve como objetivo engajar os jovens eleitores para identificar os papéis do prefeito e do vereador como representantes políticos dos poderes executivo e legislativo municipais respectivamente, buscando ter uma postura crítica diante de informações e discursos aos quais sejam expostos no seu cotidiano. (Fonte: Ascom/TRE-TO)