Tom Lyra apresenta Sala de Suporte Empresarial aos representantes das Federações e Associações Comerciais e Industriais do Estado

  • 09/Out/2020 11h40
    Atualizado em: 09/Out/2020 às 11h43).

Tom Lyra ressaltou a importância dessa iniciativa para aproximar Governo e Empresários e garantir acesso a informação de qualidade Secretário apresenta Sala de Suporte

Visando aproximar e garantir um maior apoio aos empresários para que se sintam mais próximos e conheçam as potencialidades e oportunidades disponíveis no Tocantins, o Secretário de Indústria, Comércio e Serviços (Sics), Tom Lyra, apresentou aos representantes das Federações e Associações comerciais e Industriais a Sala de Suporte Empresarial, onde estão disponíveis uma série de serviços e atendimentos aos empresários.

A Sala funciona dentro da Secretaria e é um espaço onde empresários de qualquer porte e de todos os setores terão a ajuda necessária para o desenvolvimento de seus empreendimentos. O atendimento é agendado e pode ser feito pelos telefones: (63) 3218-2183 ou (63) 3218-2336.

Segundo o secretário Tom Lyra, a sala tem como principal finalidade o fortalecimento do comércio e das indústrias tocantinenses de todos os tamanhos, assim como é o desejo do governador Mauro Carlesse, que anseia e vem trabalhando para que a iniciativa privada ganhe a cada dia mais espaço e seja a maior fonte de empregos de nosso Estado.

“A Sala de Suporte é uma das muitas frentes de trabalho que vem sendo criadas dentro da Sics e contamos com o apoio do Governo. Estamos viabilizando a retomada dos distritos industriais, para atrair novas empresas e indústrias. Seguimos fomentando o apoio aos municípios na implantação desses setores. E dentro dessa sala os empreendedores terão acesso a uma série de projetos e programas de incentivo para o desenvolvimento de seus empreendimentos. Este espaço vem para informar e fortalecer o comércio e indústrias locais, mas também será um atrativo para novos investidores. Nosso objetivo, assim como o do governador Mauro Carlesse, é que a iniciativa privada seja a maior empregadora do Tocantins”, afirmou.

Um dos representantes presentes na apresentação foi o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Tocantins (FCDL), Davi Gouveia, que parabenizou o secretário e toda a equipe da Sics pela iniciativa. “Tudo que o Estado faz para incentivar os empreendedores gera frutos positivos, estabelecer esses vínculos é garantia de geração de emprego e retorno financeiro para o Tocantins. A democratização de informações, a busca em levar conhecimento aos empresários, isso muda a relação com os poderes, mostra que o estado é também um parceiro de negócios”, pontuou.

Outro participante foi o presidente da Federação das Associações, Comerciais e Empresariais do Tocantins (FACIET), Fabiano do Vale, que ressaltou a importância desse polo de informações para os empresários. “Muitas empresas deixam de crescer por falta de informação, a sala veio para contribuir com isso, para esclarecer e mostrar todas as possibilidades existentes para esse empreendedor, para apontar um caminho a seguir e ajudar a trilhar”, apontou.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Palmas (CDL), Silvan Portilho, falou sobre a necessidade desse apoio, ainda mais agora com a retomada do comércio. “Ter esse olhar gentil para o empresário e para a iniciativa privada é fundamental no período que estamos atravessando. Cuidar de projetos que beneficiem os setores produtivos e facilitar os processos são as chaves para ajudar a construir um futuro promissor”, concluiu.

Agência de Fomento

Uma das parcerias firmadas pela Sics, foi com a Agência de Fomento do Tocantins (FOMENTO), visando oportunizar que os empreendedores tenham conhecimento de todas as linhas de crédito e condições de pagamento existentes na agência, entre eles está a Linha “Crédito Popular” que visa atender os profissionais informais e os Microempreendedores Individuais do Estado, que nos últimos meses foram afetados pela pandemia. A linha é um projeto socioeconômico do Fundo de Desenvolvimento Econômico e Sustentável (FDES/TO), decretado pelo governador Mauro Carlesse e gerido pela Agência de Fomento e que tem como parceiros a Secretaria de Industria e Comércio (Sics) e a Secretaria da Fazenda (Sefaz).

Para a presidente da Fomento, Denise Rocha Domingues, o “Crédito Popular”, é um recurso que volta para o estado de muitas formas e que incentiva o desenvolvimento dos pequenos negócios, assim como o Governador Mauro Carlesse, tanto deseja. “Linhas de crédito como essa vieram para desburocratizar a vida dos empreendedores, e esses recursos retornam ao Estado de muitas formas, entre elas na geração de emprego e na arrecadação. Nosso intuito com essa parceria e unir forças nesse período que tem sido difícil para muitos desses pequenos empresários e ajuda-los a atravessar”, concluiu.

Balanço das ações

Na ocasião o secretário Tom Lyra, também apresentou o balanço de ações desenvolvidas pela Sics, nos últimos meses e os reflexos positivos dessa atuação. Projetos como o TO Seguro, que viabilizaram a retomada das atividades no Parque Estadual do Jalapão foram uma dessas atividades.

Participantes da Reunião

Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Tocantins (Fecomércio); Federação das Indústrias do Estado do Tocantins (FIETO); Federação das Associações, Comerciais e Empresariais do Tocantins (FACIET); Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Tocantins (FCDL); Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas e Empreendedores Individuais do Estado do Tocantins (Fampec-TO); Federação das Microempresas, Empresas de Pequeno Porte e Empreendedor Individual do Tocantins (Femicro-TO); Associação Comercial e Industrial de Palmas (Acipa); Associação Comercial, Industrial, Serviços e Agropastoril de Porto Nacional (Acisa); Câmara de Dirigentes Lojistas de Palmas (CDL - Palmas); Associação Brasileira da Indústria de Hotéis - Seção Tocantins (ABIH); Associação de Distribuidores Atacadistas do Tocantins (ADAT); Associação de Jovens Empreendedores do Tocantins (AJEE) e Associação de Materiais de Construção do Tocantins (Acomac).