Para celebrar o Dia do Professor, Seduc realizará Seminário e apresentará vencedores do Selo ‘Quem Educa, Faz!’

  • 01/Out/2020 17h23
    Atualizado em: 01/Out/2020 às 17h25).

Os participantes inscritos até o dia 11 serão certificados por meio da Gerência de Formação e Apoio à Pesquisa da Seduc

A Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) realizará, nos dias 13 e 14 de outubro, o seminário ‘Profissão Professor: papel essencial para mudar o mundo’. A programação será aberta às 9h do dia 13, e será fechada no dia 14 com a premiação do selo ‘Quem Educa, Faz!’, lançado em maio de 2019 com o objetivo de reconhecer o mérito de educadores pela contribuição dada à melhoria da qualidade da educação básica.

Para participar das atividades, que serão transmitidas via TV Seduc Tocantins, pela página oficial da Seduc no YouTube, é só se inscrever, até o próximo dia 11, no formulário disponível neste link. O público-alvo do evento são professores, cujo dia é comemorado em 15 de outubro, das redes estadual e municipais de educação, os gestores escolares, coordenadores pedagógicos e equipe técnica da Seduc e das Diretorias Regionais de Educação, redes de ensino de outros estados com foco nos estados da região norte.

Os participantes inscritos serão certificados por meio da Gerência de Formação e Apoio à Pesquisa, de acordo com a Política de Formação da Seduc. Conforme a secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, Adriana Aguiar, o evento propõe trazer importantes reflexões sobre o papel do professor. “O propósito das discussões é fazer com que o professor reconheça a importância do seu papel enquanto profissional para além da sala de aula, como um líder que faz toda a diferença na sociedade”, ressaltou.

Ainda de acordo com a titular da Seduc, as comemorações visam promover um novo olhar para o papel do educador. “No exercício de sua profissão, o professor assume o papel de líder, de gestor e, assim como todos os outros profissionais, enfrentam desafios que precisam ser superados. A profissão sendo vista para além de um sacerdócio nos torna mais consciente do nosso valor e nos faz entender como podemos nos reinventar. O dia 15 de outubro é sim um dia de comemoração, data para olharmos todas as conquistas que obtivemos a partir do nosso trabalho. Os dois dias de seminário serão dias de provocações”, pontuou.

Na programação também está prevista a participação de palestrantes estaduais e nacionais, que abordarão temas como: Transformando professores em grandes líderes (Rossandro Klinjey); Professor gestor – o novo papel do profissional professor (Thereza Barreto); A profissão de professor na sociedade contemporânea (Mafoane Odara) e O potencial transformador de um professor: como superar seus obstáculos (Ana Penido).

Além do reconhecimento do mérito de educadores pela contribuição dada à melhoria da qualidade da educação básica, por meio do desenvolvimento de experiências pedagógicas e de apoio às práticas bem-sucedidas, os professores receberão premiação do selo ‘Quem Educa, Faz!’. Ao longo das próximas semanas, a Secretaria de Estado de Educação, Juventude e Esportes promoverá, em suas redes sociais, campanhas abertas para a comunidade homenagear os professores.