Mais Mulheres na Política abre 50 mil vagas para capacitação de candidatas às Eleições 2020

  • 15/Set/2020 14h23
    Atualizado em: 15/Set/2020 às 14h27).

Uma oportunidade para as mulheres interessadas em disputar um cargo político durante as Eleições deste ano. Em parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), o Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH) oferta 50 mil vagas para o curso prático "Maratona + Mulheres na Política". As inscrições e as aulas começaram nesta segunda-feira, 14.

As interessadas deverão se inscrever por meio da plataforma. O curso será dividido em três módulos e, no ato da inscrição, candidatas e equipe já terão acesso ao primeiro deles, que abordará o conteúdo básico.

Entre os temas que serão tratados, estão as Leis nº. 9.504/1997 e 12.034/2009, a EC 97/2017 e também detalhes relacionados à convenção partidária, elaboração de propostas para o cargo de vereadora e de prefeita, propaganda eleitoral, formas de arrecadação de recursos, prestação de contas, além de sanções em casos de irregularidade na campanha.

Os módulos 2 e 3 foram planejados para aperfeiçoar e aprofundar os assuntos ligados à política e ao público feminino, como a oratória e a importância da comunicação na atuação político-social da mulher, o papel da mulher na política, liderança voltada para a política, o papel da liderança feminina e a formulação e consolidação de políticas públicas.

O curso

O curso propõe uma metodologia que contempla momentos de estudos individuais e atividades baseadas em autoinstrução, como estudos dirigidos e questionários online. Os conteúdos poderão ser estudados de forma livre e estarão disponíveis no formato de vídeos tutoriais, podcasts e materiais complementares.

Os participantes terão à disposição um espaço de fórum colaborativo que contribuirá para o aprendizado mútuo e ativo na construção do conhecimento. Por meio dele, será possível trocar informações e experiências. Essa ferramenta também servirá como suporte, no caso de dúvidas.