Com drenagem e terraplanagem prontas na T-31, Taquari começa a receber pavimentação

  • 05/Set/2020 12h01
    Atualizado em: 05/Set/2020 às 12h04).

Moradores devem ficar atentos a vias fechadas

As ruas NS-04, NS-26 e NS-08 até os respectivos cruzamentos com as Avenidas TLO-01 e TLO-05, no Jardim Taquari, região Sul de Palmas, estão fechadas para circulação de veículos. Nelas foi iniciada a etapa de pavimentação nessa quinta-feira, 03. O asfalto está incluso em pacote de obras da primeira etapa do Programa de Requalificação Urbana de Palmas e que já inclui execução de rede de drenagem pluvial, terraplanagem, calçadas com acessibilidade e sinalização viária. O programa recebe investimentos de financiamento do Banco do Desenvolvimento da América Latina (CAF).

O processo de pavimentação se inicia com a imprimação, processo que garante a impermeabilização da pista, antes da aplicação do pavimento final, seja ele, concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ) - para avenidas - ou tratamento superficial duplo (TSD) - para o interior de quadras e bairros. Segundo a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seisp), depois das vias já citadas, os trabalhos serão direcionados para a quadra T-31, que será a primeira quadra do setor a receber asfalto. A previsão é de que os trabalhos ganhem continuidade neste sábado, 05.

No Jardim Taquari, a primeira fase do pacote de obras atenderá também as quadras T-20, T-21, T-30, T-32 e T-33. No momento, segundo a Seisp, na quadra T-20 estão sendo finalizados últimos pontos da rede de drenagem pluvial e sendo iniciados os serviços de terraplanagem. Na T-21, continua em execução a rede de drenagem que está com percentual de execução de 70%. A previsão de conclusão de toda rede é para o final do mês de setembro. A T-30 também está na etapa de execução de rede de drenagem, com percentual aproximado de 50% de execução. Já a T-32 está com os serviços de terraplanagem iniciados. A quadra T-33 será a próxima quadra a receber rede de drenagem.

Somente na primeira etapa de obras estão sendo investidos, a partir de investimento internacional, R$114.417.697,71, dos quais R$ 69,2 milhões apenas para infraestrutura viária no Jardim Taquari. Iniciadas em maio de 2020, as obras citadas têm prazo de execução de até 24 meses.

Orientação aos moradores

As ruas e avenidas que recebem imprimação devem permanecer fechadas por 72 horas, segundo a pasta. Somente então estarão aptas a receber o asfalto. Por isso, a orientação da Seisp é que condutores estacionem fora do perímetro dos trabalhos em andamento e moradores permaneçam com portas e janelas fechadas para evitar a entrada do forte cheiro químico característico do processo de asfaltamento.