Seder prepara terreno de nova horta comunitária multifamiliar em Palmas

  • 28/Ago/2020 10h49
    Atualizado em: 28/Ago/2020 às 10h54).

Solo do terreno de 2.150 m² já recebeu preparação para cultivo de hortaliças e produtos de caixaria

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (Seder) trabalha nesta semana na preparação de terreno na 605 Norte, em Palmas, onde funcionará mais uma horta comunitária multifamiliar. Atualmente, na Capital 23 hortas comunitárias estão em funcionamento.

A nova horta funcionará em um terreno com 2.150 m² próximo à Avenida NS-15. A horta atenderá famílias que já trabalhavam com cultivo de alimentos na quadra para venda direta a consumidores locais.

Segundo o extensionista da Seder, Bonfim dos Reis, na próxima semana o terreno receberá cerca e será iniciada a construção de poço artesiano e da base para caixa d'água de cinco mil litros. O terreno passa por medições, limpeza e preparação do solo para cultivo.

Segundo Reis, as famílias irão administrar canteiros onde serão produzidas hortaliças e produtos de caixaria, como alface, cebolinha, rúcula, coentro, pimentas, jiló e pepino, por exemplo.

Além de fonte de renda, o Programa Municipal de Hortas Comunitárias de Palmas também oferece orientação técnica para qualificação do cultivo e para formalização das famílias ali inseridas. A previsão é de que a horta seja concluída já no mês de setembro de 2020.